Resumo |
No último ano e no primeiro semestre de 2021, a vida acadêmica passou por uma adaptação devido a pandemia causada pelo vírus da Covid-19. Nesse sentido o Centro Acadêmico de Engenharia Florestal (Professor Arlindo de Paula Gonçalves) - Gestão Embaúba, teve que organizar e planejar sua gestão, realizando atividades como reuniões, palestras, semana acadêmica e cursos estritamente de modo online. Além disso, o modo remoto proporcionou ao CAEF grandes avanços na interação e disseminação de conhecimento entre os estudantes, sem perder a principal função de representar os alunos de Engenharia Florestal. Portanto, o objetivo desse trabalho é de avaliar o desenvolvimento do CAEF e quantificar a participação dos estudantes durante a pandemia de forma remota via redes sociais. Em 12 de junho de 2020 a gestão criou um canal no youtube, que conta hoje com 145 inscritos, no qual foram realizadas 10 lives, contando com a Semana Acadêmica. E alcançou um público médio de 198 pessoas, incluindo a participação de estudantes de outras instituições. Adicionalmente, o CAEF corroborou junto com outras 7 Instituições Federais para a execução do Fórum Brasileiro de Estudantes de Engenharia Florestal (FBEEF). Ademais, a ferramenta digital de comunicação, instagram, possibilitou a realização de 12 questionários, 1 concurso, cerca de 125 eventos divulgados tais como lives, palestras, processos seletivos e outras atividades relacionadas com a área florestal e afins. A análise do engajamento do perfil no instagram no período de junho a julho de 2021 teve um aumento de 73%. As contas alcançadas pelas postagens cresceram 75,3%, tal fato refletiu no número de seguidores que se elevaram em 6,1%. Os resultados positivos foram consequência da criação de uma nova interface visual, crescimento na quantidade de postagens e a realização de atividades que possibilitaram a participação ativa dos seguidores, como depoimentos de ex alunos, criação de “hashtags” e realização dos questionários interativos. O canal do youtube, CAEF, teve um aumento significativo no número de inscritos e visualizações nos vídeos, devido a uma ampla divulgação nas mídias sociais, bem como a qualidade dos conteúdos abordados e a presença de ministrantes queridos pelo público. Por fim, é nítido que durante a pandemia o engajamento nas redes sociais aumentou significativamente em decorrência da necessidade de adaptação dos estudantes e do órgão. Essas ferramentas midiáticas de comunicação foram cruciais para manter os estudantes atualizados e interessados nos assuntos relacionados a Engenharia Florestal. |