"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14796

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Biologia geral
Setor Departamento de Biologia Geral
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Helena Martiniano Almeida
Orientador MARA GARCIA TAVARES
Outros membros Djalma Aguiar Luna, Jefferson Fernandes Junior, Julia Martins de Andrade, Victória de Paula Oliveira
Título Uma análise da influência das disciplinas de graduação em Ciências Biológicas na experiência de formação dos graduandos e graduados na Universidade Federal de Viçosa
Resumo O comportamento humano é resultado de estímulos e influências do meio em que o sujeito está inserido e pode ser mantido através de reforços, que são tipos de estímulos capazes de aumentar a probabilidade de ocorrência desses comportamentos. Ao longo da vida de um indivíduo, propositalmente ou involuntariamente, muitos comportamentos são reforçados. O conjunto desses comportamentos constitui boa parte do indivíduo, suas escolhas, sua visão de mundo e suas reações à determinadas situações. Desse modo, o meio pode e vai influenciar o comportamento e, consequentemente, a tomada de decisões dos indivíduos. Tendo isso em vista, o grupo PET/Biologia/UFV realizou uma pesquisa objetivando analisar as influências que as diferentes disciplinas exercem sobre a formação dos estudantes de graduação dos cursos de Ciências Biológicas e Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade. Via formulário do Google, foi solicitado que os participantes citassem de 3 a 15 disciplinas que tiveram impactos positivos e negativos, respectivamente, em sua formação, e que explicitassem o que eles consideravam como “impactos positivos e negativos”. Foi estabelecida uma análise comparativa entre as disciplinas mais citadas e suas áreas de conhecimento. De acordo com os resultados, 47,25% dos entrevistados consideraram que as disciplinas da área de Ciências Exatas e da Terra produziram impacto negativo na sua formação acadêmica/profissional, enquanto 86,88% deles consideraram que as disciplinas da área de Ciências Biológicas apresentaram impactos positivos. Os respondentes consideraram como impactos negativos a falta de didática do professor, metodologias ultrapassadas e matérias não adaptadas aos cursos, de forma que não fosse possível entender sua aplicabilidade na vida profissional. Às disciplinas com impacto positivo, os participantes associaram fatores como a boa comunicação professor-aluno, a boa didática e o conhecimento do professor sobre o assunto ensinado. Logo, é possível perceber que as disciplinas de Ciências Exatas e da Terra, presentes na matriz curricular dos cursos avaliados foram as consideradas menos satisfatórias pelos graduandos, o que pode causar dificuldades de aprendizagem e gerar desinteresse em aprofundar os estudos ou realizar pesquisas que explorem a interdisciplinaridade entre as Ciências Biológicas e as Ciências Exatas e da Terra. Por outro lado, como esperado, a maioria dos entrevistados considerou que as disciplinas da área das Ciências Biológicas contribuíram para um aprendizado efetivo, possibilitando sua aplicabilidade na vida profissional.
Palavras-chave Ensino-aprendizagem, Pesquisa educacional, Análise disciplinar
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.