Resumo |
O comportamento humano é resultado de estímulos e influências do meio em que o sujeito está inserido e pode ser mantido através de reforços, que são tipos de estímulos capazes de aumentar a probabilidade de ocorrência desses comportamentos. Ao longo da vida de um indivíduo, propositalmente ou involuntariamente, muitos comportamentos são reforçados. O conjunto desses comportamentos constitui boa parte do indivíduo, suas escolhas, sua visão de mundo e suas reações à determinadas situações. Desse modo, o meio pode e vai influenciar o comportamento e, consequentemente, a tomada de decisões dos indivíduos. Tendo isso em vista, o grupo PET/Biologia/UFV realizou uma pesquisa objetivando analisar as influências que as diferentes disciplinas exercem sobre a formação dos estudantes de graduação dos cursos de Ciências Biológicas e Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade. Via formulário do Google, foi solicitado que os participantes citassem de 3 a 15 disciplinas que tiveram impactos positivos e negativos, respectivamente, em sua formação, e que explicitassem o que eles consideravam como “impactos positivos e negativos”. Foi estabelecida uma análise comparativa entre as disciplinas mais citadas e suas áreas de conhecimento. De acordo com os resultados, 47,25% dos entrevistados consideraram que as disciplinas da área de Ciências Exatas e da Terra produziram impacto negativo na sua formação acadêmica/profissional, enquanto 86,88% deles consideraram que as disciplinas da área de Ciências Biológicas apresentaram impactos positivos. Os respondentes consideraram como impactos negativos a falta de didática do professor, metodologias ultrapassadas e matérias não adaptadas aos cursos, de forma que não fosse possível entender sua aplicabilidade na vida profissional. Às disciplinas com impacto positivo, os participantes associaram fatores como a boa comunicação professor-aluno, a boa didática e o conhecimento do professor sobre o assunto ensinado. Logo, é possível perceber que as disciplinas de Ciências Exatas e da Terra, presentes na matriz curricular dos cursos avaliados foram as consideradas menos satisfatórias pelos graduandos, o que pode causar dificuldades de aprendizagem e gerar desinteresse em aprofundar os estudos ou realizar pesquisas que explorem a interdisciplinaridade entre as Ciências Biológicas e as Ciências Exatas e da Terra. Por outro lado, como esperado, a maioria dos entrevistados considerou que as disciplinas da área das Ciências Biológicas contribuíram para um aprendizado efetivo, possibilitando sua aplicabilidade na vida profissional. |