"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14774

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa PIBID
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Deyziane de Jesus Pereira Silva
Orientador TATIANA PIRES BARRELLA
Outros membros ELIDA LOPES MIRANDA, Jefferson Luciano Marçal, João Luiz da Silva, Natália Martins Ambires
Título A experiência do PIBID Educação do Campo na Escola Estadual José de Assis Pinto - MG
Resumo O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência formativa vivenciada pelos bolsistas do subprojeto Educação do Campo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Viçosa, frente ao ensino e ao desenvolvimento de ações diversificadas no campo da Educação de Ciências para o Fundamental II. As atividades foram desenvolvidas de outubro de 2020 a julho de 2021 na Escola Estadual José de Assis Pinto (EEJAP), escola do campo, localizada na Comunidade Capivara, município de São Miguel do Anta, Minas Gerais. O trabalho foi construído com uma abordagem qualitativa, através de pesquisa documental, tendo como fonte de dados os relatórios de atividades dos pibidianos. Em meio à suspensão das atividades escolares em todo o país por decorrência da pandemia de coronavírus, as ações do PIBID foram realizadas de forma remota, toda interação se deu de forma virtual. Foram construídas atividades de formação no núcleo, com estudo de textos e participações em eventos, com as temáticas de ensino remoto - normativas, análise da realidade, dos alunos do campo; ensino de ciências - currículo, histórico, legislações; escola do campo - projeto político pedagógico, função social da escola do campo, a realidade da EEJAP. Junto à supervisora, houve apoio ao ensino remoto, com acompanhamento de aulas síncronas, orientação pelo grupo de whatsApp dos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental na resolução das atividades de ciências dos Planos de Estudos Tutorado (PETs), envio de materiais complementares e participação em atividades de sábados letivos, com a presença de toda a comunidade escolar. As ações do PIBID oportunizaram o entendimento da realidade da escola do campo no contexto do ensino remoto. Ficou evidente a fragilidade de acesso à internet e recursos tecnológicos dos estudantes. Por outro lado, o potencial da escola - docentes e gestores, de acolher a diversidade de realidades vivenciadas pelos estudantes e se adaptarem, acolhendo e os acompanhando. A inserção dos pibidianos no ensino remoto também estimulou a participação dos estudantes nas atividades síncronas e assíncronas bem como na resolução dos PETs. Essa experiência tem contribuído significativamente para os dois lados, agregando na formação dos futuros educadores.
Palavras-chave Ensino Remoto, Formação de Educadores, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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