Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência formativa vivenciada pelos bolsistas do subprojeto Educação do Campo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da Universidade Federal de Viçosa, frente ao ensino e ao desenvolvimento de ações diversificadas no campo da Educação de Ciências para o Fundamental II. As atividades foram desenvolvidas de outubro de 2020 a julho de 2021 na Escola Estadual José de Assis Pinto (EEJAP), escola do campo, localizada na Comunidade Capivara, município de São Miguel do Anta, Minas Gerais. O trabalho foi construído com uma abordagem qualitativa, através de pesquisa documental, tendo como fonte de dados os relatórios de atividades dos pibidianos. Em meio à suspensão das atividades escolares em todo o país por decorrência da pandemia de coronavírus, as ações do PIBID foram realizadas de forma remota, toda interação se deu de forma virtual. Foram construídas atividades de formação no núcleo, com estudo de textos e participações em eventos, com as temáticas de ensino remoto - normativas, análise da realidade, dos alunos do campo; ensino de ciências - currículo, histórico, legislações; escola do campo - projeto político pedagógico, função social da escola do campo, a realidade da EEJAP. Junto à supervisora, houve apoio ao ensino remoto, com acompanhamento de aulas síncronas, orientação pelo grupo de whatsApp dos estudantes do 6º ao 9º ano do ensino fundamental na resolução das atividades de ciências dos Planos de Estudos Tutorado (PETs), envio de materiais complementares e participação em atividades de sábados letivos, com a presença de toda a comunidade escolar. As ações do PIBID oportunizaram o entendimento da realidade da escola do campo no contexto do ensino remoto. Ficou evidente a fragilidade de acesso à internet e recursos tecnológicos dos estudantes. Por outro lado, o potencial da escola - docentes e gestores, de acolher a diversidade de realidades vivenciadas pelos estudantes e se adaptarem, acolhendo e os acompanhando. A inserção dos pibidianos no ensino remoto também estimulou a participação dos estudantes nas atividades síncronas e assíncronas bem como na resolução dos PETs. Essa experiência tem contribuído significativamente para os dois lados, agregando na formação dos futuros educadores. |