"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14765

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da computação
Setor Departamento de Engenharia Civil
Bolsa FUNARBIC/FUNARBE
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Pedro Jardel Barbosa Pinto
Orientador EDER TEIXEIRA MARQUES
Título Desenvolvimento de uma Plataforma de Realidade Virtual para Aulas Práticas de Topografia.
Resumo A disseminação do vírus SARS-CoV-2 acarretou em diversas adaptações no sistema de ensino, promovendo a aplicação da modalidade de ensino remoto. Com isso, a oferta de disciplinas que possuem o escopo majoritariamente prático foi prejudicada. Disciplinas como a Topografia Básica necessitam, obrigatoriamente, de atividades práticas para a coleta e o processamento de dados, no entanto, a falta de uma ferramenta virtual que substitua as atividades de campo, de forma eficaz, para a realização de experimentos práticos com os equipamentos e levantamentos topográficos causa defasagem significativa no processo ensino aprendizagem. Embasado no contexto apresentado, foi desenvolvido um projeto que propôs a elaboração de uma Plataforma de Realidade Virtual que simule levantamentos topográficos, viabilizando uma experiência com a dinâmica dos procedimentos de campo alusivos à topografia. A metodologia de pesquisa e desenvolvimento do Simulador seguiu as diretrizes para elaboração de um game educacional. A primeira etapa refere-se à confecção da documentação descritiva concernente às especificidades do game, chamada de Design Bible. Junto a isto, foram definidos os critérios para a concepção de itens bidimensionais, como os menus e janelas. Uma das premissas do projeto é a utilização de ferramentas livres, logo, definiu-se o programa GIMP como plataforma de modelagem e produção de insumos 2D. A etapa seguinte consistiu na estruturação e realização da modelagem 3D de equipamentos e superfícies pertencentes ao Simulador. Todos os procedimentos referentes a tal etapa foram realizados através do software Blender3D, por intermédio de modelagem estrutural de sólidos geométricos fundamentais. A finalização desta etapa consistiu na aplicação de suavizações e texturizações aos objetos. A última etapa de desenvolvimento foi realizada em uma plataforma de motor gráfico, nomeada Unreal Engine 4, responsável por efetuar a correlação entre elementos artísticos e fundamentos lógico-computacionais. É nesta etapa que são estruturados os códigos de programação responsáveis pelo funcionamento da plataforma idealizada. O resultado alcançado foi um Simulador Topográfico que pode ser instalado por qualquer usuário. A tela inicial apresenta o menu principal da aplicação e ao inicializar a simulação é possível identificar e mover o Prisma e a Estação Total pelo cenário. Ao se aproximar da Estação, é habilitada a visualização através da mira do equipamento e é ativado o menu Display (contém telas de navegação pelo sistema da Estação), através do qual é possível realizar leituras de coordenadas dos pontos de interesse no terreno. Dada a finalização do Simulador, é apresentada uma ferramenta complementar na docência de disciplinas básicas de topografia. Contudo, pelo pioneirismo do projeto e período ajustado de desenvolvimento, há margem de melhorias, como: a disponibilidade de instrumentos diversos, a simulação de térreos reais e representação de tipos de levantamentos variados.
Palavras-chave Simulador 3D, Topografia Básica, Realidade Virtual
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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