Resumo |
A disseminação do vírus SARS-CoV-2 acarretou em diversas adaptações no sistema de ensino, promovendo a aplicação da modalidade de ensino remoto. Com isso, a oferta de disciplinas que possuem o escopo majoritariamente prático foi prejudicada. Disciplinas como a Topografia Básica necessitam, obrigatoriamente, de atividades práticas para a coleta e o processamento de dados, no entanto, a falta de uma ferramenta virtual que substitua as atividades de campo, de forma eficaz, para a realização de experimentos práticos com os equipamentos e levantamentos topográficos causa defasagem significativa no processo ensino aprendizagem. Embasado no contexto apresentado, foi desenvolvido um projeto que propôs a elaboração de uma Plataforma de Realidade Virtual que simule levantamentos topográficos, viabilizando uma experiência com a dinâmica dos procedimentos de campo alusivos à topografia. A metodologia de pesquisa e desenvolvimento do Simulador seguiu as diretrizes para elaboração de um game educacional. A primeira etapa refere-se à confecção da documentação descritiva concernente às especificidades do game, chamada de Design Bible. Junto a isto, foram definidos os critérios para a concepção de itens bidimensionais, como os menus e janelas. Uma das premissas do projeto é a utilização de ferramentas livres, logo, definiu-se o programa GIMP como plataforma de modelagem e produção de insumos 2D. A etapa seguinte consistiu na estruturação e realização da modelagem 3D de equipamentos e superfícies pertencentes ao Simulador. Todos os procedimentos referentes a tal etapa foram realizados através do software Blender3D, por intermédio de modelagem estrutural de sólidos geométricos fundamentais. A finalização desta etapa consistiu na aplicação de suavizações e texturizações aos objetos. A última etapa de desenvolvimento foi realizada em uma plataforma de motor gráfico, nomeada Unreal Engine 4, responsável por efetuar a correlação entre elementos artísticos e fundamentos lógico-computacionais. É nesta etapa que são estruturados os códigos de programação responsáveis pelo funcionamento da plataforma idealizada. O resultado alcançado foi um Simulador Topográfico que pode ser instalado por qualquer usuário. A tela inicial apresenta o menu principal da aplicação e ao inicializar a simulação é possível identificar e mover o Prisma e a Estação Total pelo cenário. Ao se aproximar da Estação, é habilitada a visualização através da mira do equipamento e é ativado o menu Display (contém telas de navegação pelo sistema da Estação), através do qual é possível realizar leituras de coordenadas dos pontos de interesse no terreno. Dada a finalização do Simulador, é apresentada uma ferramenta complementar na docência de disciplinas básicas de topografia. Contudo, pelo pioneirismo do projeto e período ajustado de desenvolvimento, há margem de melhorias, como: a disponibilidade de instrumentos diversos, a simulação de térreos reais e representação de tipos de levantamentos variados. |