"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14730

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia mecânica
Setor Departamento de Engenharia Elétrica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Luiz Felipe Soares Ritti
Orientador ALEXANDRE SANTOS BRANDAO
Outros membros GEICE PAULA VILLIBOR, JOSEPH KALIL KHOURY JUNIOR, Leonardo Alves Fagundes Júnior
Título Desenvolvimento de um conjunto trator – reboque para auxiliar drones em tarefas agrícolas
Resumo Os Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs), ou comumente chamados de drones, estão sendo cada vez mais utilizados no ramo agrícola à medida que o avanço tecnológico acontece. Dentre diversas finalidades, os drones são utilizados na aplicação de insumos e defensivos, inspeção do terreno, coleta de amostras, entre outros. Na possibilidade de se ter um trator autônomo com um reboque conectado a ele, a eficácia das tarefas desenvolvidas por estes VANTs aumenta significativamente, pois o conjunto (trator–reboque) irá acompanhá-los por toda área da tarefa, oferecendo uma alterativa para pouso, reabastecimento e entrega de cargas. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo projetar um reboque a ser tracionado por um trator para auxiliar em missões com drones. Em condições laboratoriais, o trator será representado por um robô terrestre de tração diferencial. Para atingir este objetivo, iniciou-se com o projeto do reboque, levando em consideração os principais requisitos e restrições e, na sequência, desenhou-se sua estrutura em CAD e realizou-se sua fabricação usando a técnica de manufatura aditiva. Uma vez materializado, o conjunto trator-reboque teve seu modelo matemático levantado, atentando para o ponto de interesse de controle e as variáveis relacionadas aos seus ângulos, distâncias e velocidades. Com a modelagem matemática e uma proposta de controle difundida na literatura, realizou-se uma simulação de seguimento de trajetória do conjunto. O modelo CAD foi importado no software Matlab, para melhor visualização. Com a fabricação do reboque, modelo matemático e a simulação de navegação realizados, foi feito um teste experimental no laboratório do Núcleo de Especialização em Robótica (NERO), a fim de analisar a capacidade do conjunto de percorrer uma trajetória previamente definida como uma lemniscata de Bernoulli. Para definição da posição global do conjunto, foram utilizadas duas estratégias distintas. A primeira utilizou o próprio sistema inercial de localização do robô (odometria) e a segunda, um sistema interno de localização e rastreamento de objetos (OptiTrack). Ao verificar os desvios do ponto de interesse em relação a trajetória desejada, verificou-se que utilizando a própria odometria do robô, obteve-se erros menores que 100 mm, representando 10,7% do comprimento linear total do conjunto. Ao utilizar o sistema OptiTrack o erro foi menor que 20 mm, representando apenas 2,1%. Por mais que existiram erros em ambos os experimentos, foram aceitáveis e permitiram validar a modelagem matemática e o controlador adotado, uma vez que o conjunto foi capaz de percorrer a trajetória desejada. Ao atingir com êxito os objetivos principais desse trabalho, é possível dizer que o mesmo contribuiu e contribuirá com o desenvolvimento da robótica dentro do NERO, dado que a plataforma projetada estará disponíveis para a realização de novas missões.
Palavras-chave Modelagem cinemática, Robôs móveis, Manufatura aditiva
Forma de apresentação..... Vídeo
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