Resumo |
Tema central: O uso da ferramenta podcast como estratégia de educação em saúde. Público-alvo: Profissionais da saúde inseridos na Atenção Primária à Saúde. Justificativa: Com a pandemia causada pela COVID-19, atividades presenciais precisaram ser suspensas. Nesse contexto, ferramentas digitais se configuraram como grandes aliadas nas ações de educação em saúde. O podcast é um exemplo. Por meio da linguagem, essa ferramenta permite explorar um universo didático-pedagógico de temas variados, como sensibilizar profissionais na realização de ações que auxiliem pacientes na adesão ao tratamento. Há uma preocupação constante quanto a baixa adesão ou mesmo abandono ao tratamento instituído aos usuários da Atenção Primária à Saúde. Assim, é urgente sensibilizar os profissionais da saúde sobre a importância de manter ou mesmo fortalecer as orientações a esse público. O profissional deve ser um agente transformador, capaz de investir na promoção da saúde e corresponsabilizar a comunidade e os indivíduos em seu próprio processo de saúde-doença. Objetivos: Relatar a experiência da confecção de um podcast como estratégia de educação em saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência acerca da produção de um podcast intitulado “SaúdeCast”, sobre a temática “Estratégias da equipe interdisciplinar para melhorar a adesão ao tratamento”. O material foi produzido por discentes de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa durante o curso da disciplina Educação em Saúde, em abril de 2021. Inicialmente, foi realizado o convite a um enfermeiro e um usuário do serviço público de saúde. O enfermeiro convidado possuía vasta experiência assistencial e acadêmica sobre a temática. Após anuência destes, foi agendado o horário para gravação do áudio. A condução da entrevista seguiu um roteiro previamente estruturado pelos discentes, no qual possuía sete perguntas. As perguntas abordavam a experiência profissional na realização de medidas educativas que auxiliavam pacientes na adesão ao tratamento, e a percepção do usuário sobre a efetividade prática dessas estratégias (contribuía ou não para a adesão). A gravação foi realizada utilizando a plataforma ANCHOR. Resultados: Um podcast com 30 minutos de duração foi elaborado. O trabalho foi publicado e divulgado em grupos de WhatsApp, atingindo o total de 36 reproduções na primeira semana. Os entrevistados relataram como as estratégias de educação em saúde são exitosas quando se considera o contexto biopsicossocial da pessoa, e como estas são importantes para a construção de vínculo entre profissional e usuário do serviço de saúde, e consequentemente para adesão ao tratamento. Conclusão: O modelo de comunicação, baseado na relação dialógica, permitiu a troca de conhecimentos entre diferentes públicos (discentes, profissional e usuário da Atenção Primária à Saúde), além de demonstrar a importância de inovar as estratégias de educação no contexto da pandemia de COVID-19. |