"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14665

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Renata Oliveira Caetano
Orientador RAYSSA NOGUEIRA RODRIGUES MACHADO
Outros membros Daniel Reis Correia, ERICA TOLEDO DE MENDONCA, Juliana Cantele Xavier, Lais Sousa da Silva
Título Podcast como estratégia de educação em saúde: relato de experiência
Resumo Tema central: O uso da ferramenta podcast como estratégia de educação em saúde. Público-alvo: Profissionais da saúde inseridos na Atenção Primária à Saúde. Justificativa: Com a pandemia causada pela COVID-19, atividades presenciais precisaram ser suspensas. Nesse contexto, ferramentas digitais se configuraram como grandes aliadas nas ações de educação em saúde. O podcast é um exemplo. Por meio da linguagem, essa ferramenta permite explorar um universo didático-pedagógico de temas variados, como sensibilizar profissionais na realização de ações que auxiliem pacientes na adesão ao tratamento. Há uma preocupação constante quanto a baixa adesão ou mesmo abandono ao tratamento instituído aos usuários da Atenção Primária à Saúde. Assim, é urgente sensibilizar os profissionais da saúde sobre a importância de manter ou mesmo fortalecer as orientações a esse público. O profissional deve ser um agente transformador, capaz de investir na promoção da saúde e corresponsabilizar a comunidade e os indivíduos em seu próprio processo de saúde-doença. Objetivos: Relatar a experiência da confecção de um podcast como estratégia de educação em saúde. Metodologia: Trata-se de um relato de experiência acerca da produção de um podcast intitulado “SaúdeCast”, sobre a temática “Estratégias da equipe interdisciplinar para melhorar a adesão ao tratamento”. O material foi produzido por discentes de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa durante o curso da disciplina Educação em Saúde, em abril de 2021. Inicialmente, foi realizado o convite a um enfermeiro e um usuário do serviço público de saúde. O enfermeiro convidado possuía vasta experiência assistencial e acadêmica sobre a temática. Após anuência destes, foi agendado o horário para gravação do áudio. A condução da entrevista seguiu um roteiro previamente estruturado pelos discentes, no qual possuía sete perguntas. As perguntas abordavam a experiência profissional na realização de medidas educativas que auxiliavam pacientes na adesão ao tratamento, e a percepção do usuário sobre a efetividade prática dessas estratégias (contribuía ou não para a adesão). A gravação foi realizada utilizando a plataforma ANCHOR. Resultados: Um podcast com 30 minutos de duração foi elaborado. O trabalho foi publicado e divulgado em grupos de WhatsApp, atingindo o total de 36 reproduções na primeira semana. Os entrevistados relataram como as estratégias de educação em saúde são exitosas quando se considera o contexto biopsicossocial da pessoa, e como estas são importantes para a construção de vínculo entre profissional e usuário do serviço de saúde, e consequentemente para adesão ao tratamento. Conclusão: O modelo de comunicação, baseado na relação dialógica, permitiu a troca de conhecimentos entre diferentes públicos (discentes, profissional e usuário da Atenção Primária à Saúde), além de demonstrar a importância de inovar as estratégias de educação no contexto da pandemia de COVID-19.
Palavras-chave Educação em saúde, webcast, pessoal de saúde.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,69 segundos.