Resumo |
O desenvolvimento de atividades em língua espanhola na cidade de Viçosa juntamente com o interesse de interação que tem como intuito conhecer culturas de países hispano-falantes e desenvolver habilidades orais do espanhol foram os propulsores para o desenvolvimento desse projeto. A equipe propôs inicialmente desenvolver atividades como rodas de conversa e dinâmicas de grupo para os alunos e professores das escolas Ministro Edmundo Lins, CASB e COLUNI, bem como para os alunos e professores/bolsistas do CELES, e para a comunidade viçosense, haja visto que outros projetos, como o PIBID Espanhol, já haviam introduzido a língua em questão. Fizemos leituras específicas, atividades e conteúdos voltados para o desenvolvimento oral e crítico utilizando como metodologias jogos e brincadeiras; explanações e discussão de experiências e debates temáticos. No total foram elaborados 7 encontros com temáticas variadas, entre elas: família, férias, astrologia, entre outros, entretanto com o nosso contexto atual pandêmico, não foi possível pôr em prática os encontros presenciais previstos, direcionando a equipe a fazer uma adaptação no projeto inicial para a forma remota, sendo possível, ao fim do projeto, a aplicação de 1 encontro de conversação através da plataforma Google Meet, o qual demonstrou que a atividade é muito eficaz para o desenvolvimento oral da língua espanhola. Ademais, foi desenvolvido o subprojeto "O ensino de Línguas Estrangeiras aplicado ao Enem", com a professora Marcela dos Reis Vieira, o qual foi feito com aplicação de aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), direcionado exclusivamente para o ensino de língua espanhola para alunos do Ensino Médio do Campus Florestal/UFV. Concluindo, foi possível atingir o resultado esperado do projeto, tomando como base o alcance e as formas de adaptação possíveis frente a pandemia. O conhecimento no Grupo Charla se desenvolveu de forma oral e foi mais além, com o ensino específico direcionado ao ENEM. |