Resumo |
O presente trabalho tem como objetivo compreender as percepções de professoras regentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma instituição particular situada na cidade de Ervália/MG. As mudanças promovidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) suscitaram a necessidade de ouvir as professoras desta instituição no intuito de entender quais saberes docentes são mobilizados na implementação das diretrizes que são abarcadas por este documento oficial. Assim, a partir dessas narrativas, poder-se-á tecer interpretações sobre os saberes que são postos em prática em frente à implementação desse documento, que vem desde 2018, trazendo diversas implicações na prática pedagógica que vão desde questões de ordem infraestrutural até mudanças curriculares que afetam todo o contexto educativo. Tendo como referencial teórico, as contribuições de Maurice Tardif e Clermont Gauthier sobre os saberes docentes e os estudos sobre o currículo de José Gimeno Sacristán, traça-se a questão instigadora dessa proposta investigativa: Qual(is) os entrelaçamentos estabelecidos entre o currículo proposto pela BNCC com os saberes das professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental? A partir de coletas de narrativas das professoras, busca-se entender estes entrelaçamentos e de que modo eles afetam a formação dos estudantes nos anos iniciais. A partir das narrativas coletadas de 05 professoras da referida instituição, os discursos apontam, sob um olhar qualitativo, para muitas implicações da BNCC na práxis profissional e nos saberes docentes que foram mobilizados para atender a estas mudanças. A falta de formação continuada sobre a BNCC acaba gerando uma série de questionamentos que tornam as discussões sobre esse documento frágeis, uma vez que, cada alteração precisa ser discutida e considerada nos contextos educativos que possuem suas peculiaridades. Além disso, há uma necessidade de ressignificação de práticas que demanda um tempo para que aconteçam e não ocorrem de forma imediatista tal como está acontecendo a implementação desse documento oficial. Por fim, as professoras reiteram dificuldades envolvendo saberes pedagógicos de conteúdo, tendo em vista que, muitas delas já se formaram há um tempo, o que nos faz frisar sobre a necessidade de cursos de formação continuada nestes espaços e um estreitamento de laços entre as escolas e a universidade de modo que práticas efetivas envolvendo a BNCC possam emergir em busca de uma formação cada vez mais humana nos anos iniciais do Ensino Fundamental. |