"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14641

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Marcelle Belluzzo da Silveira
Orientador RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLO
Outros membros Mateus José dos Santos
Título Saberes Docentes e BNCC: Olhares para as narrativas de professoras dos anos iniciais
Resumo O presente trabalho tem como objetivo compreender as percepções de professoras regentes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental de uma instituição particular situada na cidade de Ervália/MG. As mudanças promovidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) suscitaram a necessidade de ouvir as professoras desta instituição no intuito de entender quais saberes docentes são mobilizados na implementação das diretrizes que são abarcadas por este documento oficial. Assim, a partir dessas narrativas, poder-se-á tecer interpretações sobre os saberes que são postos em prática em frente à implementação desse documento, que vem desde 2018, trazendo diversas implicações na prática pedagógica que vão desde questões de ordem infraestrutural até mudanças curriculares que afetam todo o contexto educativo. Tendo como referencial teórico, as contribuições de Maurice Tardif e Clermont Gauthier sobre os saberes docentes e os estudos sobre o currículo de José Gimeno Sacristán, traça-se a questão instigadora dessa proposta investigativa: Qual(is) os entrelaçamentos estabelecidos entre o currículo proposto pela BNCC com os saberes das professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental? A partir de coletas de narrativas das professoras, busca-se entender estes entrelaçamentos e de que modo eles afetam a formação dos estudantes nos anos iniciais. A partir das narrativas coletadas de 05 professoras da referida instituição, os discursos apontam, sob um olhar qualitativo, para muitas implicações da BNCC na práxis profissional e nos saberes docentes que foram mobilizados para atender a estas mudanças. A falta de formação continuada sobre a BNCC acaba gerando uma série de questionamentos que tornam as discussões sobre esse documento frágeis, uma vez que, cada alteração precisa ser discutida e considerada nos contextos educativos que possuem suas peculiaridades. Além disso, há uma necessidade de ressignificação de práticas que demanda um tempo para que aconteçam e não ocorrem de forma imediatista tal como está acontecendo a implementação desse documento oficial. Por fim, as professoras reiteram dificuldades envolvendo saberes pedagógicos de conteúdo, tendo em vista que, muitas delas já se formaram há um tempo, o que nos faz frisar sobre a necessidade de cursos de formação continuada nestes espaços e um estreitamento de laços entre as escolas e a universidade de modo que práticas efetivas envolvendo a BNCC possam emergir em busca de uma formação cada vez mais humana nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
Palavras-chave BNCC, Saberes docentes, Currículo.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,64 segundos.