"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14639

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Geografia
Setor Departamento de Geografia
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Carla Martins Nunes
Orientador JANETE REGINA DE OLIVEIRA
Outros membros FERNANDO CONDE VEIGA, Joubert Antonio dos Santos, Thulio Caprunio de Morais
Título Geografia ilustrativa em oficina pedagógica: O estudo do mundo globalizado sob a influência da indústria musical.
Resumo Na educação, as oficinas pedagógicas representam uma excelente oportunidade de unir teoria e prática. O presente relato de experiência trata da aplicação dessa metodologia participativa no 3º ano do Ensino Médio da E. E. Alice Loureiro, com o intuito de aprofundamento no caráter não igualitário da Globalização, e na formação de uma Indústria Cultural. É a partir desse processo que o consumo e o capitalismo se apropriam da cultura como mercadoria, e os países mais desenvolvidos economicamente detêm o monopólio das informações que circulam no mundo, além de dispersar de forma mais intensa seus próprios valores, e provocar uma padronização de gostos e comportamentos. Inicialmente, nos guiamos pelas questões: A Industrialização da Cultura é um fator visível na vida dos discentes? Quais são as origens das músicas que eles escutam? Com o uso da Plataforma Rádio Garden, navegamos por todo o globo e ouvimos as principais rádios dos diversos países que compõem o sistema mundo. Nesse momento, os alunos tiveram contato com músicas de outras culturas e com o estranhamento causado ao comparar as diferenças com as influências que cotidianamente recebemos de culturas dominantes, que formam a padronização dos gostos. Além disso, houve a repetição do estrangeirismo hegemônico em rádios de países subdesenvolvidos, perdendo o espaço de propagação de sua própria arte. Nesse momento, nós nos inclinamos para o produto da oficina, utilizando a plataforma PADLET, local onde foi construído um mural em forma de mapa, denominado por nós de RÁDIO ALICE LOUREIRO. A inserção de material no PADLET foi pelo gosto musical individual de cada um, e trazendo o questionamento sobre os possíveis motivos que os fazem aderir ao estilo exposto. No mapa construído coletivamente ficou destacada a influência brasileira, europeia e estadunidense no cotidiano dos alunos. O resultado foi extremamente satisfatório, visto que a oficina articulou conceitos a partir de ações cotidianas tendo o aprendiz e sua realidade na centralidade da abordagem, guiada por situações apresentadas pelos discentes, com o produto e os saberes construídos em equipe. A insegurança inicial não foi um obstáculo. A metodologia reforça o incentivo a não memorização, mas sim assimilação real do conteúdo. A criatividade potencializa o aprendizado e, assim, o trabalho se encerrou com o desejo da continuidade dessa lógica de ensino.
Palavras-chave Relato de Experiência, Oficina Pedagógica, Indústria Cultural.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,70 segundos.