"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14625

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Thais Bitencourt Faria
Orientador RAYSSA NOGUEIRA RODRIGUES MACHADO
Outros membros Ana Clara Reis Cruz, ERICA TOLEDO DE MENDONCA, Isabela Fernandes Batista, Lara Lelis Dias
Título Tecnologia educacional para a promoção da autoaplicação de insulina: experiência de construção de uma cartilha digital
Resumo Tema central do trabalho: Empoderamento do conhecimento por meio do uso de uma cartilha educativa digital sobre insulinoterapia. Público alvo: Adultos com diagnóstico de diabetes mellitus em uso de insulina. Justificativa: O diabetes mellitus é uma doença crônica, que resulta na necessidade de controle glicêmico constante, que, em alguns casos, é realizado por meio de aplicações diárias de insulina exógena. Entretanto, apesar de sua alta incidência, grande parte dos indivíduos que necessitam de tal tratamento apresentam dúvidas sobre a autoaplicação. Nesse sentido, surge a necessidade da criação de estratégias educativas que promovam conhecimentos e práticas de autocuidado, de modo a inserir o indivíduo em seu plano de tratamento. Objetivos: Relatar a experiência de discentes de enfermagem no planejamento e elaboração de cartilha educativa digital voltada para pessoas em uso de insulina. Metodologia: O planejamento e elaboração do material educativo digital foi uma proposta avaliativa da disciplina Educação em Saúde, ofertada ao curso de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV), durante o Período Especial Remoto 2 (PER2). O material foi desenvolvido em abril/2021, seguindo algumas etapas. Inicialmente, foi realizada a leitura de um caso clínico proposto pelas docentes responsáveis pela disciplina. Neste, retratava a história de um paciente que possuía dificuldades de aplicação e dúvidas a respeito da insulina. A partir desse caso clínico, realizou-se a busca de referenciais teóricos sobre estratégias de educação em saúde que poderiam ser implementadas nesse contexto. As principais informações foram extraídas para a produção de uma cartilha educativa digital com textos e imagens. Nessa última etapa foi utilizado o programa Canva. A revisão final do material foi realizada pelas docentes. Resultado: Foi elaborada uma cartilha, contendo cinco páginas, intitulada “Autoaplicação de insulina na prática”. A cartilha iniciou-se com a capa, seguida do texto principal e referências. O texto principal focava no preparo, administração, importância da rotatividade dos locais de aplicação, prega correta do tecido subcutâneo e armazenamento da insulina. O uso de ilustrações, frases curtas, simples e objetivas foram idealizadas a fim de facilitar o entendimento dos usuários acerca dos conteúdos abordados, além de estimular a motivação para leitura. Conclusão: Sinaliza-se para a importância de alunos e profissionais da saúde buscarem estratégias educativas pautadas nas demandas prioritárias da população e que promovam cuidados emancipatórios. Ademais, a construção do material educativo proporcionou às discentes a aquisição de competências, como adaptação à realidade digital, trabalho em equipe, habilidades de escrita, edição e formatação. Por fim, acrescenta-se, que a apresentação de cartilhas por meio digital pode contribuir para o seu uso no período pandêmico, momento em que a manipulação de objetos/materiais deve ser evitada.
Palavras-chave Educação em Saúde, Tecnologia educacional, Diabetes Mellitus
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,63 segundos.