Resumo |
Tema central do trabalho: Empoderamento do conhecimento por meio do uso de uma cartilha educativa digital sobre insulinoterapia. Público alvo: Adultos com diagnóstico de diabetes mellitus em uso de insulina. Justificativa: O diabetes mellitus é uma doença crônica, que resulta na necessidade de controle glicêmico constante, que, em alguns casos, é realizado por meio de aplicações diárias de insulina exógena. Entretanto, apesar de sua alta incidência, grande parte dos indivíduos que necessitam de tal tratamento apresentam dúvidas sobre a autoaplicação. Nesse sentido, surge a necessidade da criação de estratégias educativas que promovam conhecimentos e práticas de autocuidado, de modo a inserir o indivíduo em seu plano de tratamento. Objetivos: Relatar a experiência de discentes de enfermagem no planejamento e elaboração de cartilha educativa digital voltada para pessoas em uso de insulina. Metodologia: O planejamento e elaboração do material educativo digital foi uma proposta avaliativa da disciplina Educação em Saúde, ofertada ao curso de enfermagem da Universidade Federal de Viçosa (UFV), durante o Período Especial Remoto 2 (PER2). O material foi desenvolvido em abril/2021, seguindo algumas etapas. Inicialmente, foi realizada a leitura de um caso clínico proposto pelas docentes responsáveis pela disciplina. Neste, retratava a história de um paciente que possuía dificuldades de aplicação e dúvidas a respeito da insulina. A partir desse caso clínico, realizou-se a busca de referenciais teóricos sobre estratégias de educação em saúde que poderiam ser implementadas nesse contexto. As principais informações foram extraídas para a produção de uma cartilha educativa digital com textos e imagens. Nessa última etapa foi utilizado o programa Canva. A revisão final do material foi realizada pelas docentes. Resultado: Foi elaborada uma cartilha, contendo cinco páginas, intitulada “Autoaplicação de insulina na prática”. A cartilha iniciou-se com a capa, seguida do texto principal e referências. O texto principal focava no preparo, administração, importância da rotatividade dos locais de aplicação, prega correta do tecido subcutâneo e armazenamento da insulina. O uso de ilustrações, frases curtas, simples e objetivas foram idealizadas a fim de facilitar o entendimento dos usuários acerca dos conteúdos abordados, além de estimular a motivação para leitura. Conclusão: Sinaliza-se para a importância de alunos e profissionais da saúde buscarem estratégias educativas pautadas nas demandas prioritárias da população e que promovam cuidados emancipatórios. Ademais, a construção do material educativo proporcionou às discentes a aquisição de competências, como adaptação à realidade digital, trabalho em equipe, habilidades de escrita, edição e formatação. Por fim, acrescenta-se, que a apresentação de cartilhas por meio digital pode contribuir para o seu uso no período pandêmico, momento em que a manipulação de objetos/materiais deve ser evitada. |