"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14617

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Ana Clara Reis Cruz
Orientador RAYSSA NOGUEIRA RODRIGUES MACHADO
Outros membros ERICA TOLEDO DE MENDONCA, Isabela Fernandes Batista, Lara Lelis Dias, Thais Bitencourt Faria
Título Experiência de construção de cartilha educativa digital para a promoção do autocuidado com pés de pessoas com diabetes: relato de experiência
Resumo Tema central do trabalho: Tecnologia educacional como estratégia de sensibilização e adoção de habilidades para autocuidado com os pés. Público alvo: Adultos com diagnóstico de diabetes mellitus. Justificativa: Sabe-se que o diabetes mellitus é uma doença crônica de ampla relevância para a saúde pública, isso porque afeta parte expressiva da população. Em relação às suas complicações, a neuropatia dos pés está entre as mais recorrentes, podendo ocasionar mutilação, internação e custo hospitalar elevado. Nesse sentido, é de grande importância que pessoas com diabetes adotem comportamentos de autocuidado, orientados por práticas educativas. Logo, para mediar o processo educativo, profissionais da saúde devem usar recursos educacionais adequados à realidade cultural e social da pessoa. Objetivos: Relatar a experiência de discentes de enfermagem na elaboração de cartilha educativa digital sobre o autocuidado com os pés de pessoas com diabetes. Metodologia: O planejamento e elaboração do material educativo foi uma proposta avaliativa da disciplina Educação em Saúde, ofertada pelo Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, em abril/2021, que seguiu quatro etapas: inicialmente foi realizada a leitura de um caso clínico, proposto pelos docentes, em que retratava a história de um paciente com lesão ulcerativa no pé após descontinuidade do tratamento; a partir desse caso, foi realizada a busca ativa de referenciais teóricos sobre medidas de autocuidado com os pés. Após fichamento das principais informações, a última parte de elaboração, foi estruturar o material com texto (frases curtas) e imagens. O programa utilizado foi a plataforma Canva. Resultados: A elaboração do material educativo, denominado “Cuidados com o pé diabético”, foi organizada em sequência lógica de raciocínio, para retratar: inspeção, limpeza, calçados adequados e cuidados gerais com os pés. A cartilha foi composta por uma página, destinada ao conteúdo, e onze figuras com vistas a melhorar a compreensão dos leitores. Optou-se por cores vivas, com fundo amarelo, imagens vermelhas e letras azuis. Conclusões: A experiência permitiu compreender a importância de esforços de profissionais/alunos da saúde na construção de materiais permeados pela cientificidade e intuitivos, que atendam as particularidades do indivíduo. Além disso, o planejamento e elaboração do material digital, permitiu às discentes, adquirirem habilidades, como trabalho em equipe, práticas de escrita, edição e formatação, competências necessárias à realidade digital. Acredita-se que as cartilhas promovam a autonomia e incentivam a adesão aos cuidados das pessoas, repercutindo na diminuição da ocorrência de úlceras e amputações de membros inferiores. Destaca-se que o uso do meio virtual para implementação e divulgação do material, possibilita um amplo alcance do público-alvo, suprindo uma carência de orientação profissional e contribuindo para a continuidade dos cuidados.
Palavras-chave Educação em saúde, Pé diabético, Materiais de Ensino
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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