Resumo |
Tema central do trabalho: Tecnologia educacional como estratégia de sensibilização e adoção de habilidades para autocuidado com os pés. Público alvo: Adultos com diagnóstico de diabetes mellitus. Justificativa: Sabe-se que o diabetes mellitus é uma doença crônica de ampla relevância para a saúde pública, isso porque afeta parte expressiva da população. Em relação às suas complicações, a neuropatia dos pés está entre as mais recorrentes, podendo ocasionar mutilação, internação e custo hospitalar elevado. Nesse sentido, é de grande importância que pessoas com diabetes adotem comportamentos de autocuidado, orientados por práticas educativas. Logo, para mediar o processo educativo, profissionais da saúde devem usar recursos educacionais adequados à realidade cultural e social da pessoa. Objetivos: Relatar a experiência de discentes de enfermagem na elaboração de cartilha educativa digital sobre o autocuidado com os pés de pessoas com diabetes. Metodologia: O planejamento e elaboração do material educativo foi uma proposta avaliativa da disciplina Educação em Saúde, ofertada pelo Departamento de Medicina e Enfermagem da Universidade Federal de Viçosa, em abril/2021, que seguiu quatro etapas: inicialmente foi realizada a leitura de um caso clínico, proposto pelos docentes, em que retratava a história de um paciente com lesão ulcerativa no pé após descontinuidade do tratamento; a partir desse caso, foi realizada a busca ativa de referenciais teóricos sobre medidas de autocuidado com os pés. Após fichamento das principais informações, a última parte de elaboração, foi estruturar o material com texto (frases curtas) e imagens. O programa utilizado foi a plataforma Canva. Resultados: A elaboração do material educativo, denominado “Cuidados com o pé diabético”, foi organizada em sequência lógica de raciocínio, para retratar: inspeção, limpeza, calçados adequados e cuidados gerais com os pés. A cartilha foi composta por uma página, destinada ao conteúdo, e onze figuras com vistas a melhorar a compreensão dos leitores. Optou-se por cores vivas, com fundo amarelo, imagens vermelhas e letras azuis. Conclusões: A experiência permitiu compreender a importância de esforços de profissionais/alunos da saúde na construção de materiais permeados pela cientificidade e intuitivos, que atendam as particularidades do indivíduo. Além disso, o planejamento e elaboração do material digital, permitiu às discentes, adquirirem habilidades, como trabalho em equipe, práticas de escrita, edição e formatação, competências necessárias à realidade digital. Acredita-se que as cartilhas promovam a autonomia e incentivam a adesão aos cuidados das pessoas, repercutindo na diminuição da ocorrência de úlceras e amputações de membros inferiores. Destaca-se que o uso do meio virtual para implementação e divulgação do material, possibilita um amplo alcance do público-alvo, suprindo uma carência de orientação profissional e contribuindo para a continuidade dos cuidados. |