Resumo |
A formação continuada vai além dos cursos e palestras que visam à capacitação docente, pois pode-se considerar, também, as reuniões, encontros e eventos que ocorrem dentro da escola envolvendo a participação de docentes e outros profissionais que atuam na escola. A formação continuada é exigida, principalmente, em função das práticas sociais e culturais que provocam mudanças na sociedade. Dentre tais práticas sociais, as demandas tecnológicas no campo da Educação são parte dessas mudanças. A sociedade encontra-se em constante evolução tecnológica, tal fator faz com que a escola seja um dos espaços para o desenvolvimento e a democratização desses conhecimentos, bem como para a apreensão de saberes que qualifiquem a atuação dos seus profissionais. A formação continuada apresenta-se, nesse contexto, como uma das opções viáveis e fundamentais para o aprimoramento da formação de professores e demais trabalhadores da escola. No contexto atual do ensino remoto imposto pela pandemia do Novo Corona Vírus, o trabalho docente exige conhecimentos acerca das tecnologias e possíveis metodologias para o desenvolvimento dos processos de ensino-aprendizagens. Partindo dessa premissa, este estudo buscou investigar a percepção dos professores e professoras de Educação Física sobre a formação continuada, compreendendo-a a partir das narrativas desses profissionais. A abordagem do estudo foi de cunho qualitativo, articulando pesquisa bibliográfica e de campo, cujo instrumento foi entrevista semiestruturada com quatro professores. A análise dos dados se deu por meio da técnica de análise de conteúdo. Por meio das narrativas do/as professores/as, foi percebido que eles tem como percepção de que a formação continuada se constitui a partir de cursos e outras capacitações oferecidas pelo poder público. De modo que não foi considerado eventos, encontros e reuniões que acontecem dentro da escola. Os professores/as de Educação Física apresentam, em suas falas, o entendimento de que a formação continuada esta relacionada com a obtenção de novos títulos e na realização de cursos de capacitação. Na atualidade, os/as professores/as de Educação Física têm enfrentado desafios cotidianos para experiências pedagógicas significativas. Pensar na profissão docente no Brasil é olhar uma história de lutas, de enfrentamentos de desafios e, principalmente, de busca de valorização e reconhecimento acerca da atuação profissional. A pandemia escancarou a necessidade de investimento na profissão e, sobretudo, na formação continuada dos professores/as. |