"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14526

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Ensino médio
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química Orgânica
Setor Colégio de Aplicação - Coluni
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Gustavo Carolino Rodrigues e Rocha
Orientador ADENILSON ABRANCHES MONTEIRO
Título Estudo da isomeria por meio de modelos alternativos com embalagens de leites fermentados
Resumo O processo de ensino e aprendizagem, ou seja, o procedimento de levar à produção de um determinado conhecimento pode ser construído através de diversas metodologias. Entretanto, no decorrer dos anos, foi muito comum, no ensino da Química, a valorização de modelos pedagógicos muito tradicionais, e às vezes muito distantes da realidade sensível do aluno. Tais modelos faziam com que muitos alunos tivessem dificuldade no aprendizado, principalmente de áreas como a Química Orgânica, que trabalha muitas vezes com fenômenos microscópicos e invisíveis a olho nu. Na tentativa de modificar essa realidade, o intuito desse trabalho foi explicar e facilitar o ensino e a aprendizagem da isomeria constitucional, um dos fenômenos muito importantes na Química Orgânica, por meio de um modelo pedagógico mais concreto e acessível aos sentidos dos alunos.
Quanto à definição, pode-se entender a isomeria como um fenômeno da Química Orgânica em que duas moléculas orgânicas têm a mesma fórmula molecular, ou seja, os mesmos números de átomos, entretanto, possuem fórmulas estruturais diferentes, o que faz com que os compostos tenham propriedades físico-químicas distintas. Exemplo é o caso do etanol (C2H6O) com o éter dimetílico (também C2H6O) e a propanona com o propanal (C3H6O). Quanto à classificação, a isomeria se subdivide em isomeria plana ou constitucional, que foi representada por meio das moléculas construídas nesse trabalho, e isomeria espacial ou estereoisomeria, que é aquela que pode ser analisada espacialmente (em três dimensões), sobre a qual o trabalho também discorreu.
Para o desenvolvimento do trabalho, foram utilizadas embalagens de leite fermentado, tais como as das marcas Itambé (material reciclável) para a simulação dos orbitais híbridos (sp3 e sp2) do átomo de carbono, cola quente, fitas adesivas coloridas azuis e vermelhas (feitas de Papel Contact) e bolinhas de isopor. A partir desses materiais, foram construídas moléculas orgânicas, explicitando o fenômeno da isomeria constitucional de função e de posição de uma maneira mais concreta de se abordar a isomeria na sala de aula. Esse material é apropriado como modelo pedagógico para os alunos do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio de Aplicação da UFV (CAP-COLUNI). Todavia, outros professores também podem utilizar os modelos pedagógicos em suas escolas, analisando as fotografias retiradas e o estimular o processo de construção desses modelos deixando o ensino mais pragmático e divertido.
É preciso ressaltar também que esse modelo didático também é vantajoso, pois é sustentável, já que é feito a partir de embalagens reutilizadas, o que ajuda os estudantes a desenvolverem uma noção e consciência ambiental, e também é barato, pois são materiais de baixo custo.
Palavras-chave Química orgânica, isomeria, modelo didático
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,58 segundos.