"A Transversalidade da Ciência, Tecnologia e Inovações para o Planeta"

5 a 7 de outubro de 2021

Trabalho 14516

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Química Inorgânica
Setor Departamento de Química
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Igor Martins Ximenes
Orientador MAYURA MARQUES MAGALHAES RUBINGER
Título Tabela periódica itinerante: a adaptação à pandemia de covid-19
Resumo O projeto Tabela Periódica Itinerante tem como objetivo geral levar a química a nível prático-experimental para estudantes do nono ano do EF e primeiro ano do EM de escolas públicas de Viçosa, a fim de popularizar a ciência, melhorar a aprendizagem de Química nas escolas e aumentar o interesse dos estudantes pelas Ciências Naturais. A proposta original envolvia a preparação de kits de experimentos visando principalmente o desenvolvimento de conceitos relacionados à tabela periódica dos elementos químicos. O material preparado na UFV seria levado até as escolas participantes, para a realização de experimentos de forma presencial durante o ano letivo de 2020. Entretanto, devido à pandemia de Covid-19, as escolas foram fechadas, bem como o projeto inicial foi suspenso. Com a retomada de atividades em sistema remoto, o projeto foi reativado e remodelado de forma a envolver apenas atividades de EAD. Em lugar de experimentos presenciais, foram visualizados experimentos na internet. Na primeira fase, foi feita uma pesquisa na internet por vídeos e canais já existentes e de boa qualidade para a proposta de popularização da ciência e do ensino de química. Foram selecionados inicialmente 27 vídeos com temas diversos, mas que poderiam ser associados ao tema geral de Química e Tabela Periódica. Foi organizado um Guia escrito, contendo os links para os vídeos. Esse material foi avaliado pela comunidade participante. A partir das respostas dos professores, foi preparada uma 2ª edição do Guia, contendo descrições detalhadas ou resenhas dos vídeos. Com esta nova edição, além dos que iriam participar do projeto inicial, mais professores tiveram acesso ao material e se propuseram a utilizá-lo. Os docentes que avaliaram o projeto consideraram a ideia boa e útil para o ensino remoto de química durante a pandemia, facilitando o acesso de professores e alunos a vídeos condizentes com os conteúdos trabalhados em sala de aula. Dos professores que responderam ao questionário, três conseguiram recomendar vídeos para cerca de 150 alunos das redes Municipal, Estadual e Federal. Muitos professores relataram um aumento de sua carga de trabalho durante o ensino remoto, pois há muito mais material a ser produzido para tentarem manter a qualidade das aulas. Portanto, o Guia produzido pelo projeto contribuiu com esses docentes para o preparo de aulas interessantes, tornando mais fácil e rápido o professor encontrar, na internet, materiais com melhor qualidade para recomendar aos alunos.
Palavras-chave Química, Ensino Remoto, Guia de Experimentos
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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