“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14502

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Pós-graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro CAPES
Primeiro autor Bruno Cabral Costa
Orientador ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC
Outros membros José Gomes Thomaz, KAMILLA BOTELHO DE OLIVEIRA
Título As representações do ser professor: saberes e identidades docentes
Resumo Desde de 2002 o grupo de estudos e pesquisas Formação do Educador e Práticas Educativas (FORMEPE)vem estudando e pesquisando sobre a formação e práticas docentes, os processos de ensino e aprendizagem e a avaliação. Em 2020, em virtude da SARS-CoV-2 (coronavírus), o FORMEPE optou pelas atividades de maneira remota, mantendo os estudos. Este trabalho visa relatar uma dessas atividades, intitulada O que representa o professor? Saberes e Identidade Docente, realizada pelo Google Meets,que tinha como objetivo identificar e analisar as representações do grupo sobre o que é ser professor. Para isso, foi solicitado aos participantes, previamente, que desenhassem um objeto ou situação que o representasse. No dia da reunião os participantes foram
convidados a analisar a produção desenvolvida, seus desenhos. Verificamos, a partir dos desenhos e das verbalizações, inúmeras representações: sobre o ser professor associadas a processos contínuos de formação e ressignificação da prática pedagógica; relativas à
arte compreendida como parte constitutiva de uma identidade e afetividade, que possibilita expressar sensibilidade e humanidade, essenciais à formação humana que se
propõe; sobre a improvisação e ao malabarismo cotidiano, que reflete um professor em constante necessidade de adequação, capacitação, improvisação frente aos desafios de
lidar com a pluralidade e diversidade de seu contexto de desenvolvimento profissional e dos sujeitos de trabalho; relativas às memórias de um ambiente tradicional de ensino,
caracterizado pela e na relação verticalizada entre professor-aluno e à organização espacial, homogênea, que o caracteriza; no reconhecimento da necessidade de superação
dessa visão tão fortemente reproduzida nos processos formativos e de desenvolvimento profissional; e, por fim, associadas à uma concepção dos sentidos humanos enquanto
meios pelos quais captamos o mundo à nossa volta, o interpretamos e vivenciamos e pelos quais o professor se constitui. Acreditamos que analisar tais concepções se mostra fundamental para a promoção de processos reflexivos e formativos que visam o
desenvolvimento profissional docente. Neste sentido, concluímos essa prática formativa com o entendimento de que o ser professor se encontra em um processo contínuo e
permanente de aprendizados vinculados às esferas objetivas e subjetivas de sua ação e atuação profissional. Ademais, ele se encontra inserido em um processo dinâmico,
interativo e sensível, capaz de captar o mundo através dos sentidos que a ele atribui, da sua afetividade e da arte, ressignificando-o e transformando-o em função dos determinantes concretos de sua ação; e, como um sujeito marcado por resistências, rupturas e continuidades, que constituem sua identidade e se confrontam com o outro no cenário educativo. Por fim, consideramos que a atividade possibilitou processos reflexivos adequados ao desenvolvimento de concepções relativas à formação docente, favorecendo a construção coletiva de uma imagem mais ampla e
Palavras-chave Saberes, Identidade Profissional, Formação Docente
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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