ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Pós-graduação |
Modalidade | Ensino |
Área de conhecimento | Ciências Humanas e Sociais |
Área temática | Educação |
Setor | Departamento de Educação |
Bolsa | Outros |
Conclusão de bolsa | Sim |
Apoio financeiro | CAPES |
Primeiro autor | Bruno Cabral Costa |
Orientador | ALVANIZE VALENTE FERNANDES FERENC |
Outros membros | José Gomes Thomaz, KAMILLA BOTELHO DE OLIVEIRA |
Título | As representações do ser professor: saberes e identidades docentes |
Resumo | Desde de 2002 o grupo de estudos e pesquisas Formação do Educador e Práticas Educativas (FORMEPE)vem estudando e pesquisando sobre a formação e práticas docentes, os processos de ensino e aprendizagem e a avaliação. Em 2020, em virtude da SARS-CoV-2 (coronavírus), o FORMEPE optou pelas atividades de maneira remota, mantendo os estudos. Este trabalho visa relatar uma dessas atividades, intitulada O que representa o professor? Saberes e Identidade Docente, realizada pelo Google Meets,que tinha como objetivo identificar e analisar as representações do grupo sobre o que é ser professor. Para isso, foi solicitado aos participantes, previamente, que desenhassem um objeto ou situação que o representasse. No dia da reunião os participantes foram convidados a analisar a produção desenvolvida, seus desenhos. Verificamos, a partir dos desenhos e das verbalizações, inúmeras representações: sobre o ser professor associadas a processos contínuos de formação e ressignificação da prática pedagógica; relativas à arte compreendida como parte constitutiva de uma identidade e afetividade, que possibilita expressar sensibilidade e humanidade, essenciais à formação humana que se propõe; sobre a improvisação e ao malabarismo cotidiano, que reflete um professor em constante necessidade de adequação, capacitação, improvisação frente aos desafios de lidar com a pluralidade e diversidade de seu contexto de desenvolvimento profissional e dos sujeitos de trabalho; relativas às memórias de um ambiente tradicional de ensino, caracterizado pela e na relação verticalizada entre professor-aluno e à organização espacial, homogênea, que o caracteriza; no reconhecimento da necessidade de superação dessa visão tão fortemente reproduzida nos processos formativos e de desenvolvimento profissional; e, por fim, associadas à uma concepção dos sentidos humanos enquanto meios pelos quais captamos o mundo à nossa volta, o interpretamos e vivenciamos e pelos quais o professor se constitui. Acreditamos que analisar tais concepções se mostra fundamental para a promoção de processos reflexivos e formativos que visam o desenvolvimento profissional docente. Neste sentido, concluímos essa prática formativa com o entendimento de que o ser professor se encontra em um processo contínuo e permanente de aprendizados vinculados às esferas objetivas e subjetivas de sua ação e atuação profissional. Ademais, ele se encontra inserido em um processo dinâmico, interativo e sensível, capaz de captar o mundo através dos sentidos que a ele atribui, da sua afetividade e da arte, ressignificando-o e transformando-o em função dos determinantes concretos de sua ação; e, como um sujeito marcado por resistências, rupturas e continuidades, que constituem sua identidade e se confrontam com o outro no cenário educativo. Por fim, consideramos que a atividade possibilitou processos reflexivos adequados ao desenvolvimento de concepções relativas à formação docente, favorecendo a construção coletiva de uma imagem mais ampla e |
Palavras-chave | Saberes, Identidade Profissional, Formação Docente |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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