“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14497

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Pedro Henrique da Silva Queiroz
Orientador TOMMY FLAVIO CARDOSO WANICK LOUREIRO DE SOUSA
Outros membros Paula Thais Prado da Silva
Título Capoeirando em casa: vivencias lúdicas na perspectiva da educação infantil em tempos de pandemia
Resumo É no brincar que a criança se desenvolve em todas as suas dimensões, pois enquanto brinca a criança se prepara para a vida. Através do lúdico, ela produz novos significados, ao entrar em contato com o mundo físico, social, cultural, afetivo, cognitivo e emocional e compreende como as coisas são e como funcionam.
Compreendendo a infância como um momento único e fértil para se trabalhar “habilidades de vida”, a Escola de Capoeira Senzala Viçosa vem desde de seu surgimento em 2007, buscando promover a Capoeira no município através do lúdico, respeitando esse processo natural de desenvolvimento das crianças. No ano de 2007, aquilo que começou como um simples convite para o grupo Capoeira Alternativa da UFV, fazer uma apresentação de capoeira para as crianças no Laboratório de Desenvolvimento Humano (LDH), se tornou o ponto de partida para o aprofundamento e o mergulho no universo infantil e as possibilidades metodológicas da capoeira na perspectiva da cultura da infância, marcando o inicio de fundação da Escola de Capoeira Senzala Viçosa. Desde então além de promover a capoeira para crianças de diversas instituições de educação formal e informal, capacita também estudantes para estarem atuando como profissionais de capoeira nesse contexto da educação infantil.
Atualmente os projetos realizados pelas escola de Capoeira Senzala Viçosa, atendem aproximadamente 200 crianças em idade entre 3 e 14 anos. Estando presente no Colégio Nossa Senhora do Carmo de Viçosa, na Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa, e em um projeto de extensão da UFV para toda a comunidade viçosense.
Em decorrência da Pandemia de COVID- 19, algo inesperado para o mundo foi o isolamento social, que alterou diversos aspectos da vida em escala global, nos âmbitos sociais, econômicos, políticos, culturais, tecnológicos e de saúde. Desse modo impactando diretamente no processo de atuação dos profissionais da educação, incluindo os professores de capoeira, colocando em xeque as metodologias de trabalho que garantem o direito ao brincar.
Diante desse cenário, a única forma de não romper os processos de aprendizagem e as relações até então construídas, foi o contato remoto através de vídeo aulas encaminhadas as famílias. Uma grande adaptação se fez necessária, diante da necessidade de se garantir que as aulas mantivesse sua proposta lúdica e divertida.
Para se trabalhar os aspectos culturais, históricos físicos e musicais da Capoeira, nas aulas foram utilizados diversos recursos de fácil disponibilidade nas casas das crianças, como bichinhos de pelúcia, cordas, baldes, a parede, entre outros. É importante ressaltar que além do simples desenvolvimento dos temas e atividades, foi trabalhado e exercitado pelo professor responsável noções de teatralidade e palhaçaria, no intuito de aproximar ainda mais a proposta do universo do brincar mesmo de forma remota.
Palavras-chave capoeira, pandemia, infância
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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