“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14491

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Agrárias
Área temática Comunicação
Setor Departamento de Economia Rural
Bolsa Procultura
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Pedro Paulo Fae Braz
Orientador SILVIA ELOIZA PRIORE
Outros membros Anastácia Rocha Campos Ridolfi, BIANCA APARECIDA LIMA COSTA, Lindemberg Ribeiro Caetano, MARCELO MINA DIAS, MARIANA SILVA DE PAIVA
Título Ferramentas de divulgação para enfrentar a pandemia, utilizadas pela feira de economia solidária e agricultura familiar: Quintal Solidário.
Resumo O Quintal Solidário, Feira de Economia Solidária e Agricultura Familiar, acontece desde setembro de 2016, com a proposta de valorização do comercio local e da aproximação entre consumidores e produtores por meio de circuitos curtos de comercialização. O projeto é uma realização da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares, um programa de extensão da Universidade Federal de Viçosa que acontece todas as quartas-feiras na sede da Seção Sindical dos Docentes da UFV (ASPUV).
Com a necessidade de isolamento social, causada pela pandemia do COVID-19, a feira deixou de acontecer de forma presencial, e ainda não há expectativa de quando as atividades presenciais irão retornar.
O trabalho buscou desenvolver meios para que os (as) expositores (as) continuassem comercializando seus produtos no período de isolamento social, com a ajuda de ferramentas de divulgação digital, fortalecendo a cultura e a comercialização local.
A adequação da metodologia para elaboração das atividades online iniciou na segunda semana de março, quando a coordenação do projeto junto ao bolsista, coletaram informações sobre o interesse dos produtores da feira em comercializar nas plataformas digitais. A partir de Reuniões semanais com as equipes coordenadora e executiva da feira, via Google Meet, foram elaborados os materiais gráficos para serem divulgados nas redes sociais. Foram 16 artes criadas, que contemplaram o mesmo número de expositores (as).
Em um segundo momento, foram organizadas duas feiras virtuais temáticas, por meio da página do projeto no Facebook, onde foram realizadas transmissões ao vivo com a divulgação do trabalho dos expositores e seus produtos, a fim de fortalecer a comercialização e a participação de projetos e entidades parceiras do projeto.
A primeira Feira Virtual comemorou o Dia das Mães, sendo realizada no dia 6 de maio. Durante a live foram divulgadas promoções para o dia das mães, assim como o trabalho dos empreendimentos envolvidos. A segunda, em 3 de junho, teve como tema o Dia Mundial do Meio Ambiente, que além da divulgação da produção do coletivo, apresentou o trabalho dos catadores das associações de Viçosa, ACAT e ACAMARE, que pediram conscientização para a coleta seletiva. Ambas as feiras contaram com apresentações musicais de artistas locais. Em média as Feiras Virtuais tiveram cerca de 50 espectadores simultâneos, 800 visualizações e 142 comentários.
No início das ações de isolamento social, a venda online pelas redes sociais teve um maior retorno financeiro aos(as) expositores(as), porém, com a reabertura do comércio na cidade e a impossibilidade de retorno das atividade presenciais da feira, muitos(as) expositores(as) do Quintal Solidário se encontram com dificuldades de escoar sua produção, o que mostra a necessidade de alternativas de divulgação, principalmente para o seguimento de artesanato, que mais sofreu quedas nas vendas com as medidas de isolamento social.
Palavras-chave Feira, cultura, comunicação
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,61 segundos.