“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14475

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia civil
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Rio Paranaíba
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Eliza Araujo Martins
Orientador LUCIANO JOSE DA SILVA
Outros membros Bruno Santos Caixeta, Maria Julia Xavier Esteves
Título Análise de ciclo de vida do cimento asfáltico de petróleo (CAP)
Resumo A análise de ciclo de vida (ACV) corresponde a uma ferramenta extremamente importante para a redução de impactos negativos gerados no processo produtivo de bens e materiais. Essa análise considera todas as entradas e saídas de matéria e energia no sistema de produção de forma que possibilita a quantificação dos impactos. Além disso, a ACV segue a metodologia da International Organization for Standardization (ISO). Consoante a essa norma, o processo contém quatro etapas cíclicas e não fixas, elas são: (i) definição dos objetivos e escopo, (ii) análise do inventário de ACV (ICV), (iii) avaliação dos impactos (AICV) e, por fim, (iv) interpretação dos dados apresentados. A produção do asfalto, também chamado de concreto betuminoso usinado a quente (CBUQ), tem início na captação da matéria prima, o petróleo, que é conduzido por dutos ou transporte marítimo até as refinarias. Na etapa de refino, o petróleo passa pelo processo de destilação fracionada e originará o subproduto concreto asfáltico de petróleo (CAP), que por sua vez será vendido pelas distribuidoras para a usina de asfalto onde passa por um aquecimento e é unido aos agregados. O objetivo desse trabalho equivale a compilar dados sobre emissões, energia e consumo de água do CAP. Dentro desse contexto, estudos a respeito da produção do asfalto foram revisados e analisados de forma crítica; o trabalho aborda o inventário de emissões de CO2, consumo energético e hídrico no processo do berço ao portão, ou seja, foi estudado a extração de matéria prima, o transporte e a manufatura dos materiais. A respeito do inventário, o estudo apresenta a pegada do carbono, energética e hídrica. Quanto as emissões de carbono, a cada litro de petróleo refinado são emitidos 2,32 kg de CO2, no processo de usinagem a quente são lançados mais 20 kg de CO2 por tonelada de CBUQ produzido. Com relação ao combustível utilizado, foi analisado que o uso de Gás Liquefeito de Petróleo (GLP) em comparação com o óleo combustível derivado de petróleo com baixo ponto de fluidez (BPF) tem baixa emissão de poluentes. Relativo ao gasto energético, a energia embutida do asfalto corresponde a 51.000 MJ/t. Por fim, em relação ao consumo de água, a produção do asfalto gasta em média 0,06 litros na obtenção de matéria prima. Esse estudo fez um inventário sobre os dados de emissões de CO2, destacou que há um baixo consumo de água e mostrou que o uso de GLP contribui para reduzir emissões dos poluentes do processo produtivo do CAP. Tais dados quantitativos auxiliam na colocação para manufatura de produtos sustentáveis.
Palavras-chave Asfalto, ACV, CAP
Forma de apresentação..... Vídeo
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