Resumo |
Após o advento da revolução industrial, começou-se a se falar em lazer, como termo designado as atividades praticadas fora do âmbito profissional. Por perpassar pelo subjetivo, o lazer apresenta diversas concepções e percepções. Para autores clássicos como Dumazedier (1974), o lazer é “um conjunto de ocupações às quais o indivíduo pode entregar-se de livre vontade”, para Gutierrez (2001) “o prazer é uma categoria fundamental para a pesquisa do objeto lazer”. Buscou-se observar nesta pesquisa sob qual perspectiva os alunos da 1ª e 3ª séries do CAp- COLUNI UFV observam o lazer? Para fins comparativos também foram analisadas as respostas dos alunos, por se tratar de um colégio de ensino médio percebeu-se que seria interessante aferir a visão do tema quando os alunos estão entrando e saindo do colégio. Para tanto, os dados foram coletados a partir de um questionário que continha a seguinte indagação: “O que você entende por lazer?”, a escolha dessa opção deveu-se ao fato de não ser adequado que os estudantes se limitassem a alternativas de um questionário objetivo e nem fossem influenciados de alguma maneira pelas opções, objetivando-se sempre a imparcialidade, 168 (cento e sessenta e oito) alunos responderam à pesquisa, sendo 83 da primeira série e 85 da terceira. As respostas foram lidas, analisadas e adicionadas em uma categoria da classificação de lazer elaborada por Patmore (1983), a qual divide o lazer em quatro grandes setores, em função da natureza de suas práticas e dos seus espaços. Como resultado obteve-se que 1,2% dos estudantes entrevistados enxergam o lazer como Arte, 5,35% como Turismo, 7,75% como Desporto e a grande maioria 85,7% como Recreio e Sociabilização. Portanto, conclui-se que os alunos do CAp-COLUNI UFV percebem os momentos de lazer como momento de entretenimento e descanso das atividades cotidianas. O lazer é na sua essência uma atividade humana prazerosa e faz parte de nosso dia a dia e nos proporciona a libertação das obrigações diárias que estamos ligados. No CApCOLUNI não é diferente, e os alunos assimilam o lazer como um tempo para atividades de recreação, mas não o compreendem como uma atividade econômica de caráter geográfico. |