“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14438

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Ciência da computação
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Rio Paranaíba
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Vinicius Azevedo Teixeira
Orientador RACHEL CARLOS DUQUE REIS
Título Aplicação de apoio ao processo de aprendizagem das operações de soma para deficientes auditivos
Resumo De acordo com os dados do IBGE (2010), os indivíduos PDAs (portadores de deficiência auditiva) representam apenas 4,6% dos usuários portadores de necessidades especiais que são alfabetizados. Um dos principais problemas enfrentados por esses indivíduos na aprendizagem, refere-se à dificuldade de assimilação de conteúdos, por exemplo, da área de Matemática. Nesse contexto, o uso de sistemas computacionais tem sido um valioso recurso para apoiar o aprendizado desses sujeitos. Com o constante crescimento das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) e com a carência de aplicações computacionais voltadas aos indivíduos PDAs, surge a oportunidade de desenvolver um sistema educacional, combinado a outros elementos importantes, por exemplo, recursos visuais e legendas adaptadas. Estudos na literatura mostram os benefícios sobre o uso de recursos visuais em TICs para auxiliar os indivíduos PDAs em atividades do cotidiano. Além da formatação de textos dos conteúdos (ex.: tamanho e estilo da fonte), esse recurso também envolve a adição de figuras, avatares (2D e 3D), diagramas, gráficos e cores. A legenda adaptada, que também é um recurso visual, consiste na tradução de conteúdos falados ou textuais por meio da linguagem brasileira de sinais (Libras). Nessa linguagem, cada movimento com a mão representa um sinal específico (ex.: número, símbolo, letra ou palavra). Apesar da importância dos recursos visuais e legendas adaptadas para os indivíduos PDAs, observa-se que, em geral, esses elementos não são usados nos sistemas educacionais. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma aplicação computacional, denominada Math4Fun, que utilizou recursos visuais e legendas adaptadas para apoiar os indivíduos PDAs na aprendizagem das operações de soma matemática. O sistema foi desenvolvido em quatro etapas: modelagem das funcionalidades, seleção dos recursos visuais, elaboração dos protótipos das telas e implementação . Para a construção das interfaces foi utilizada o programa Photoshop e para codificação do sistema foi utilizada a linguagem de programação Java. Como recursos visuais, foram selecionadas cores quentes (ex.: laranja, amarelo, vermelho) e um avatar 2D, além do uso de uma fonte escrita de sinais de libras (legenda adaptada). Espera-se com esse sistema contribuir para a ampliação de sistemas educacionais voltados para aprendizagem dos indivíduos PDAs.
Palavras-chave Recursos Visuais, Deficiente Auditivo, Legenda Adaptada
Forma de apresentação..... Vídeo
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