Resumo |
De acordo com os dados do IBGE (2010), os indivíduos PDAs (portadores de deficiência auditiva) representam apenas 4,6% dos usuários portadores de necessidades especiais que são alfabetizados. Um dos principais problemas enfrentados por esses indivíduos na aprendizagem, refere-se à dificuldade de assimilação de conteúdos, por exemplo, da área de Matemática. Nesse contexto, o uso de sistemas computacionais tem sido um valioso recurso para apoiar o aprendizado desses sujeitos. Com o constante crescimento das TICs (Tecnologias de Informação e Comunicação) e com a carência de aplicações computacionais voltadas aos indivíduos PDAs, surge a oportunidade de desenvolver um sistema educacional, combinado a outros elementos importantes, por exemplo, recursos visuais e legendas adaptadas. Estudos na literatura mostram os benefícios sobre o uso de recursos visuais em TICs para auxiliar os indivíduos PDAs em atividades do cotidiano. Além da formatação de textos dos conteúdos (ex.: tamanho e estilo da fonte), esse recurso também envolve a adição de figuras, avatares (2D e 3D), diagramas, gráficos e cores. A legenda adaptada, que também é um recurso visual, consiste na tradução de conteúdos falados ou textuais por meio da linguagem brasileira de sinais (Libras). Nessa linguagem, cada movimento com a mão representa um sinal específico (ex.: número, símbolo, letra ou palavra). Apesar da importância dos recursos visuais e legendas adaptadas para os indivíduos PDAs, observa-se que, em geral, esses elementos não são usados nos sistemas educacionais. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo o desenvolvimento de uma aplicação computacional, denominada Math4Fun, que utilizou recursos visuais e legendas adaptadas para apoiar os indivíduos PDAs na aprendizagem das operações de soma matemática. O sistema foi desenvolvido em quatro etapas: modelagem das funcionalidades, seleção dos recursos visuais, elaboração dos protótipos das telas e implementação . Para a construção das interfaces foi utilizada o programa Photoshop e para codificação do sistema foi utilizada a linguagem de programação Java. Como recursos visuais, foram selecionadas cores quentes (ex.: laranja, amarelo, vermelho) e um avatar 2D, além do uso de uma fonte escrita de sinais de libras (legenda adaptada). Espera-se com esse sistema contribuir para a ampliação de sistemas educacionais voltados para aprendizagem dos indivíduos PDAs. |