“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14436

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Economia Doméstica
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Fernanda Arlinda Ferreira
Orientador MARIA DE LOURDES MATTOS BARRETO
Outros membros Laísa Medina da Silva, NAISE VALERIA GUIMARAES NEVES, Sarah Menezes Rocha
Título Resgate da Infância na Educação Infantil
Resumo O presente relato é uma experiência resultante do Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil, iniciado em outubro de 2019, junto à Prefeitura Municipal de Viçosa, que visa aperfeiçoar o atendimento de Educação Infantil do Município no sentido de promover a melhoria da qualidade de atendimento às crianças de até 4 anos de idade, no que se refere à formação continuada dos profissionais dessa etapa. O resgate da infância na Educação Infantil, aconteceu ao longo dos encontros do curso, por meio das reflexões e experiências compartilhadas de como estamos possibilitando às crianças viverem a integridade da infância nos espaços da escola. A infância é uma das principais fases do desenvolvimento humano e está entrelaçada em um processo intenso de experiências, aprendizagens e memórias. Os encontros formativos do curso, tem possibilitado aos professoras/es e auxiliares da educação infantil das creches e pré-escolas do município de Viçosa-MG, um resgate da infância, também enquanto parte da nossa trajetória como sujeito. Assim, o resgate das lembranças e memórias da nossa infância, também fizeram parte dos nossos diálogos e nos fez voltarmos nas experiências e vivências de quando éramos crianças e compreendermos essa fase em sua essência de significados. Nesse sentido, buscamos enquanto objetivo o aperfeiçoamento das práticas, propostas pedagógicas e identidade docente, por meio desse resgate do sujeito que brinca, que experimenta, que questiona, que constrói sua infância, por meio da descoberta do mundo. Através de metodologias expositivas e interativas, integrando teoria e prática, obtivemos alguns resultados, como: participação ativa das professoras/es e auxiliares nas discussões propostas; vivências práticas que trouxeram reflexões importantes para o fazer docente e suas contribuições para a vivência da infância em plenitude; uso do caderno de campo para registro das vivências; troca de experiências da nossa trajetória, como sujeito. Desta forma, o curso tem possibilitado reflexões acerca das infâncias, o que enquanto bolsista do curso permite que muitas experiências e aprendizados sejam vivenciados, desde a prática docente a como lidar com os desafios apresentados no dia a dia. Kischimoto ainda ressalta, que a criança quando brinca está focada apenas no seu brincar e não nos resultados ou as “consequências” que pode vir a ter. Onde podemos compreender que o profissional que atua na Educação Infantil precisa ter a compreensão de que por meio do brincar a criança se comunica e desenvolve, bem como interage com o mundo. Além de que foi possível viver uma rica troca de experiências envolvendo estudantes da graduação (bolsistas do curso), professores e técnicos da UFV e profissionais atuantes na rede municipal, sendo eles professores e auxiliares que atuam nas creches e pré-escolas.
Palavras-chave infância, Educação infantil, formação Docente
Forma de apresentação..... Vídeo
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