Resumo |
O presente relato é uma experiência resultante do Curso de Aperfeiçoamento em Docência na Educação Infantil, iniciado em outubro de 2019, junto à Prefeitura Municipal de Viçosa, que visa aperfeiçoar o atendimento de Educação Infantil do Município no sentido de promover a melhoria da qualidade de atendimento às crianças de até 4 anos de idade, no que se refere à formação continuada dos profissionais dessa etapa. O resgate da infância na Educação Infantil, aconteceu ao longo dos encontros do curso, por meio das reflexões e experiências compartilhadas de como estamos possibilitando às crianças viverem a integridade da infância nos espaços da escola. A infância é uma das principais fases do desenvolvimento humano e está entrelaçada em um processo intenso de experiências, aprendizagens e memórias. Os encontros formativos do curso, tem possibilitado aos professoras/es e auxiliares da educação infantil das creches e pré-escolas do município de Viçosa-MG, um resgate da infância, também enquanto parte da nossa trajetória como sujeito. Assim, o resgate das lembranças e memórias da nossa infância, também fizeram parte dos nossos diálogos e nos fez voltarmos nas experiências e vivências de quando éramos crianças e compreendermos essa fase em sua essência de significados. Nesse sentido, buscamos enquanto objetivo o aperfeiçoamento das práticas, propostas pedagógicas e identidade docente, por meio desse resgate do sujeito que brinca, que experimenta, que questiona, que constrói sua infância, por meio da descoberta do mundo. Através de metodologias expositivas e interativas, integrando teoria e prática, obtivemos alguns resultados, como: participação ativa das professoras/es e auxiliares nas discussões propostas; vivências práticas que trouxeram reflexões importantes para o fazer docente e suas contribuições para a vivência da infância em plenitude; uso do caderno de campo para registro das vivências; troca de experiências da nossa trajetória, como sujeito. Desta forma, o curso tem possibilitado reflexões acerca das infâncias, o que enquanto bolsista do curso permite que muitas experiências e aprendizados sejam vivenciados, desde a prática docente a como lidar com os desafios apresentados no dia a dia. Kischimoto ainda ressalta, que a criança quando brinca está focada apenas no seu brincar e não nos resultados ou as “consequências” que pode vir a ter. Onde podemos compreender que o profissional que atua na Educação Infantil precisa ter a compreensão de que por meio do brincar a criança se comunica e desenvolve, bem como interage com o mundo. Além de que foi possível viver uma rica troca de experiências envolvendo estudantes da graduação (bolsistas do curso), professores e técnicos da UFV e profissionais atuantes na rede municipal, sendo eles professores e auxiliares que atuam nas creches e pré-escolas. |