Resumo |
Tema central do trabalho: cada vez mais é requisitado aos estudantes, o domínio de competências que os capacitem para a investigação, a análise, a reflexão e a criatividade. A proposta é implementar processos formativos que superem o paradigma tradicional - tecnicista-positivista (mecanicista), em direção ao paradigma crítico-reflexivo (interpretativo). Para tal, o uso do Mapa Conceitual associado a Aula Invertida como Método Ativo, se mostra como uma boa estratégia educacional cuja abordagem essencial é trabalhar a dimensão do conhecimento, no âmbito da aprendizagem baseada em competências. Público alvo: estudantes de graduação dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina que cursaram a disciplina curricular NUT 364 - Políticas de Saúde, da Universidade Federal de Viçosa. Justificativa: as orientações nacionais e internacionais para os cursos da saúde, recomendam a formação de profissionais generalistas, críticos, reflexivo e criativos. Com isso, o Mapa Conceitual tem se mostrado um método eficaz para representar e integrar a aprendizagem cognitiva (conhecimento) de forma colaborativa, estimulando os alunos a assimilar o conhecimento baseando-se na aprendizagem significativa e na recuperação ativa. Objetivos e metodologias: avaliar a efetividade do Mapa Conceitual e da Aula Invertida como Métodos Ativos no processo da aprendizagem cognitiva. Estudo transversal, realizado nos anos de 2016 a 2019 com 268 estudantes de graduação que cursaram a disciplina NUT 364. Ao final da disciplina os estudantes preencheram o Instrumento de Avaliação da Percepção dos alunos sobre os Métodos Ativos e Tradicionais, que é formado por uma escala Likert (Discordo Totalmente, Discordo, Concordo e Concordo Totalmente). Após as Aulas Invertidas, os Mapas Conceituais eram construídos coletivamente por equipes de 5 a 7 alunos (aprendizagem colaborativa) no software CMapTools, que permite construir e desenhar esquemas conceituais. Resultados: do total dos 268 alunos mais de 90% concordaram ou concordaram totalmente que o Mapa Conceitual associado à Aula Invertida enquanto Método Ativo de ensino, aprendizagem e avaliação, facilitou a assimilação dos conteúdos estudados na disciplina, contribuiu para a aprendizagem significativa, estimulou a relação professor-aluno e aluno-aluno. Os estudantes consideram a associação destes dois métodos importante para o aprendizado com assimilação e integração dos conteúdos a longo prazo. Conclusões: o Mapa Conceitual associado à Aula Invertida no estudo das Políticas de Saúde, se mostrou estratégico e enriquecedor para a aprendizagem significativa com foco na dimensão cognitiva da aprendizagem baseada em competências. Segundo a percepção dos estudantes, facilitam a assimilação dos conteúdos de forma dinâmica e colaborativa, induzem a realização de conexões entre as temáticas trabalhadas, ao mesmo tempo que permitem a reconstrução e reorganização do aprendizado, com autonomia, autogerenciamento, corresponsabilidade e compromisso. |