“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14419

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Sim
Primeiro autor Samantha Bicalho de Oliveira Cavalier
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Emily de Souza Ferreira, GLAUCE DIAS DA COSTA
Título Avaliação da efetividade do Mapa Conceitual e da Aula Invertida como Métodos Ativos no processo de Aprendizagem Cognitiva
Resumo Tema central do trabalho: cada vez mais é requisitado aos estudantes, o domínio de competências que os capacitem para a investigação, a análise, a reflexão e a criatividade. A proposta é implementar processos formativos que superem o paradigma tradicional - tecnicista-positivista (mecanicista), em direção ao paradigma crítico-reflexivo (interpretativo). Para tal, o uso do Mapa Conceitual associado a Aula Invertida como Método Ativo, se mostra como uma boa estratégia educacional cuja abordagem essencial é trabalhar a dimensão do conhecimento, no âmbito da aprendizagem baseada em competências. Público alvo: estudantes de graduação dos cursos de Enfermagem, Nutrição e Medicina que cursaram a disciplina curricular NUT 364 - Políticas de Saúde, da Universidade Federal de Viçosa. Justificativa: as orientações nacionais e internacionais para os cursos da saúde, recomendam a formação de profissionais generalistas, críticos, reflexivo e criativos. Com isso, o Mapa Conceitual tem se mostrado um método eficaz para representar e integrar a aprendizagem cognitiva (conhecimento) de forma colaborativa, estimulando os alunos a assimilar o conhecimento baseando-se na aprendizagem significativa e na recuperação ativa. Objetivos e metodologias: avaliar a efetividade do Mapa Conceitual e da Aula Invertida como Métodos Ativos no processo da aprendizagem cognitiva. Estudo transversal, realizado nos anos de 2016 a 2019 com 268 estudantes de graduação que cursaram a disciplina NUT 364. Ao final da disciplina os estudantes preencheram o Instrumento de Avaliação da Percepção dos alunos sobre os Métodos Ativos e Tradicionais, que é formado por uma escala Likert (Discordo Totalmente, Discordo, Concordo e Concordo Totalmente). Após as Aulas Invertidas, os Mapas Conceituais eram construídos coletivamente por equipes de 5 a 7 alunos (aprendizagem colaborativa) no software CMapTools, que permite construir e desenhar esquemas conceituais. Resultados: do total dos 268 alunos mais de 90% concordaram ou concordaram totalmente que o Mapa Conceitual associado à Aula Invertida enquanto Método Ativo de ensino, aprendizagem e avaliação, facilitou a assimilação dos conteúdos estudados na disciplina, contribuiu para a aprendizagem significativa, estimulou a relação professor-aluno e aluno-aluno. Os estudantes consideram a associação destes dois métodos importante para o aprendizado com assimilação e integração dos conteúdos a longo prazo. Conclusões: o Mapa Conceitual associado à Aula Invertida no estudo das Políticas de Saúde, se mostrou estratégico e enriquecedor para a aprendizagem significativa com foco na dimensão cognitiva da aprendizagem baseada em competências. Segundo a percepção dos estudantes, facilitam a assimilação dos conteúdos de forma dinâmica e colaborativa, induzem a realização de conexões entre as temáticas trabalhadas, ao mesmo tempo que permitem a reconstrução e reorganização do aprendizado, com autonomia, autogerenciamento, corresponsabilidade e compromisso.
Palavras-chave Mapa Conceitual, Aula Invertida, Métodos Ativos
Forma de apresentação..... Vídeo
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