Resumo |
O uso de dados para tomadas de decisões aplicadas à gestão de pessoas, conhecido como People Analytics, vem sendo apresentado como uma inovação capaz de fornecer suporte estratégico à gestão de talentos e, assim, proporcionar vantagens competitivas às organizações. Além disso, a analítica de dados reduz a subjetividade das decisões, aumentando a eficácia nas práticas de recursos humanos, podendo potencializar a competência da gestão (LINS et al, 2015). No presente artigo, analisa-se um estudo de caso sobre a aplicabilidade de ferramentas de People Analytics visando o desenvolvimento de processos de RH alinhados à estratégia de uma organização, com base em dados que possibilitem análises numéricas e preditivas. Assim, o presente artigo tem o objetivo de analisar como as ferramentas de People Analytics podem ser utilizadas para avaliar a relação entre as competências dos colaboradores com o desempenho da organização. Com isso, espera-se identificar competências que tenham relação significativa com a performance empresarial e que, ao mesmo tempo, possibilitem a gestão da carreira em conjunto entre o colaborador e a organização. Trata-se de uma pesquisa de caráter descritivo e exploratório, com uma abordagem quantitativa. A coleta de dados foi realizada em uma empresa do ramo do agronegócio que disponibilizou os resultados gerenciais de cada Unidade Gerencial Básica (UGB), com notas que refletem o desempenho da organização. Estes dados foram comparados com as competências dos colaboradores, avaliadas com o suporte de um software que mede o potencial de cada indivíduo apresentar determinados comportamentos a partir de um algoritmo, que leva em conta o resultado de vários testes auto-aplicados. Para a análise exploratória dos dados foram utilizados o método de Modelo Linear Generalizado, que atua como uma ampliação da análise de regressão, para analisar o efeito das competências nas notas gerenciais e o teste não paramétrico de Mann-Whitney, que equipara-se ao teste T de amostras independendentes, para realizar as comparações entre as UGB´s. Esses métodos foram escolhidos por causa da não normalidade dos dados. Os resultados indicam que dentre as competências levantadas, a que prediz melhor essa relação com o desempenho, é a competência Capacidade Empreendedora, que a cada aumento no nível desta competência irá impactar positivamente nas notas gerenciais. Observa-se também, que os níveis desta competência não se difere entre as UGB´s da empresa, ou seja, se a empresa aplicar ações de desenvolvimento tanto para UGB´s com notas baixas quanto para as com notas altas, o efeito será o mesmo. Por meio desta pesquisa pode-se perceber que as interações dos dados e mecanismos de gestão são muito importantes para entender insights, mas é preciso que a empresa tenha avaliações estratégicas de mensuração do desempenho, possibilitando assim mais eficiência na gestão de pessoas, e análises mais realistas para tomadas de decisões sobre pessoas e suas carreiras. |