“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14398

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Nutrição
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro FAPEMIG, UFV
Primeiro autor Mairla Lima Oliveira
Orientador SILVIA ELOIZA PRIORE
Outros membros Angélica Cristiane Soyer, Camila Nogueira Rodrigues Medina, Carina Aparecida Pinto, Daiane Cristo de Souza, Daiane Melo de Souza de Almeida, João Vítor Gomes Homem de Mello dos Santos, Sílvia Oliveira Lopes, Viviane Martins Cardoso Silva
Título Projeto “NutColuni” e sua inserção no Programa Saúde na Escola
Resumo Ações de promoção da saúde utilizando o ambiente escolar como promotor de mudanças em saúde têm sido incentivadas. Com isso, em 2001, foi criado Projeto NutColuni que realiza suas ações nas dependências do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Em 2007, em âmbito nacional foi criado o Programa Saúde na Escola (PSE), que busca a pactuação de estados e municípios na inclusão de ações de saúde em escolas da rede pública de ensino. É sabido que na escola onde o Projeto é desenvolvido, não possui cadastro no PSE pois não se tem pactuação entre estado e município, assim o objetivo do trabalho foi avaliar como as ações do projeto NutColuni se inserem no PSE. Os envolvidos na execução do projeto são estagiários voluntários, graduandos geralmente dos cursos de Nutrição e Enfermagem, pós-graduandos, pais, alunos, corpo docente, psicopedagogas e direção da escola. As atividades constam em: apresentação do projeto aos pais e alunos a fim de, estimular os alunos a participarem das ações. Aqueles que desejarem participar devem assinar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) e Termo de Assentimento. É realizado mutirão nas dependências da escola, que consiste em avaliação antropométrica; exames bioquímicos; aferição da pressão arterial; análise do cartão de vacina e aplicação de questionário semiestruturado (informações socioeconômicas e demográficas, hábito alimentar, estilo de vida e triagem de sinais e sintomas de transtorno alimentar. Após análise das informações são realizadas ações educativas (criação de murais, posts no Instagram, rodas de conversa e álbum seriado), envio de cartas retorno aos alunos e responsáveis que assinaram o TCLE, atendimento individualizado na escola aos alunos que apresentaram alteração no estado nutricional e/ou pressão arterial. De porte das ações executadas pelo projeto, realizou-se uma análise comparativa com as atividades propostas pelo PSE. Como resultados alcançados até o momento, já participaram do projeto de 2001 a 2019, 1894 adolescentes. Tanto o projeto quanto o PSE almejam promover melhorias nas condições de saúde dos estudantes através de diferentes ações. O projeto engloba o componente I do PSE, que envolve antropometria, atualização do calendário vacinal, avaliação nutricional, detecção precoce de hipertensão arterial sistêmica (HAS), triagem para identificar sinais de transtornos alimentares, monitorando assim as frequentes distrofias nutricionais deste grupo. Com a promoção da saúde e prevenção de doenças, o projeto integra o componente II com ações de segurança alimentar e nutricional na lanchonete do colégio para estimular boas práticas de manipulação de alimentos e implementação da cantina saudável. Assim, mesmo não havendo a pactuação do NutColuni com o PSE, o projeto se insere nele ao proporcionar melhoria nas condições de saúde dos adolescentes, visando prevenir através de diagnósticos precoce o aparecimento de doenças que podem perdurar até a vida adulta.
Palavras-chave Adolescente, Programa Saúde na Escola, Nutrição
Forma de apresentação..... Vídeo
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