Resumo |
A formação inicial em Licenciatura em Educação Física é um primeiro passo de um longo caminho que será percorrido pelo professor em formação e o proporcionará conhecimentos que contribuirão para seu desenvolvimento profissional. Grande parte dos conhecimentos são obtidos durante o Estágio Supervisionado, sendo que no curso de Educação Física, o Estágio perpassa todos os níveis da Educação Básica. Este possui o papel de ampliar as experiências pedagógicas e contribuir com o aprimoramento do planejamento no ambiente educacional. O objetivo deste estudo foi analisar o planejamento pedagógico nas aulas de Educação Física na Educação Infantil a partir da reflexão de professores em formação face ao processo de formação inicial. Participaram dessa pesquisa, de caráter qualitativo, quatro professores em formação, do curso de Licenciatura em Educação Física de uma Universidade Pública situada na Zona da Mata mineira. A coleta de dados se deu por uma entrevista semiestruturada com 13 questões abertas, realizada antes do início das intervenções e de forma individual. Foram realizadas perguntas relacionadas às experiências prévias dos professores em formação com crianças no âmbito escolar e fora dele e sobre o planejamento das aulas de Educação Física A pesquisa está de acordo com as recomendações sobre pesquisas com seres humanos, aprovada sob o parecer do CEP/UFV nº 3.705.610. Foram convidados a participar os professores em formação matriculados na disciplina de Estágio Supervisionado. Aqueles que apresentaram interesse foram apresentados aos objetivos e metodologia do estudo, via Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para a análise dos dados foi utilizada a técnica de análise de Conteúdo Clássica, elegendo-se as categorias analíticas: a) Planejamento das aulas de Educação Física na Educação Infantil: flexibilidade e coerência na elaboração; b) Estágio Supervisionado: O exercício conjunto de planejamento. Os resultados apontaram que os participantes ressaltaram a necessidade de flexibilidade e coerência na elaboração do planejamento, além de considerarem que os acontecimentos e contratempos de uma aula contribuem para o planejamento da aula seguinte. Em relação ao exercício conjunto de planejamento e prática pedagógica, os professores em formação consideram que influencia profundamente a formação do professor. Dessa forma, o planejamento, inclusão educacional e o trabalho em conjunto são considerados aspectos essenciais para ressignificação e contribuição na prática docente. Consideramos que, apesar de estarem no primeiro Estágio, os professores em formação demonstraram grande investimento pedagógico e que é preciso compreender as demandas, necessidades e anseios destes professores em formação. Por fim, esta discussão possui como desfecho uma compreensão aprofundada sobre a forma pela qual é realizado o planejamento das aulas de Educação Física na Educação Infantil e as contribuições do exercício da realização do planejamento em conjunto. |