Outros membros |
Andrezza Sant Anna Porto , Antonio Aparecido Branco Júnior, Flaviano Diego Meirelles Mendes, Ingrid Luiza Viegas Silva, Lara Camargo de Oliveira, MIRIAN SANTANA BARBOSA, Myrella Lacerda de Freitas, Vinicius dos Santos Romagnoli |
Resumo |
INTRODUÇÃO: A linguagem audiovisual é atrativa e pode gerar enriquecedoras experiências, nesse sentido, unir o cinema e a escola, por meio da exibição de filmes e promoção de debates, pode potencializar transformações na formação dos jovens, ao despertar reflexões coletivas e individuais sobre a temática proposta. OBJETIVOS: Realizar um cine debate com adolescentes. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: O cine debate intitulado “Saúde Mental em Cena” foi uma atividade proposta dentre as ações do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet-Saúde/ Interprofissionalidade) da UFV. A atividade ocorreu no dia 01 de novembro de 2019, com alunos do 8° ano da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima em Viçosa-MG, no bairro São José. O filme exibido foi “As Melhores Coisas do Mundo”, de Laís Bodanzky. O debate iniciou-se após a exibição do filme, por meio de uma roda de conversa, intermediado por duas alunas integrantes do PET, as quais deram algumas orientações sobre o cuidado com a saúde mental a partir dos fatos pontuados. Em seguida houve um lanche coletivo, promovendo a integração da turma e, por fim, a ação foi avaliada através de uma pesquisa de satisfação, onde foi aplicado um formulário contendo uma escala hedônica de quatro pontos (variando de gostei muito a não gostei), perguntas de múltipla escolha com relação ao debate e quanto ao evento de um modo geral, além de um espaço para comentários. RESULTADOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO: Participaram da atividade 16 alunos, desses, quanto ao filme 94% gostaram muito e 6% gostaram moderadamente. Quanto ao debate: 75% se sentiram muito à vontade, 19% se sentiram moderadamente à vontade e 6% não se sentiram à vontade. Já em relação aos assuntos discutidos: 75% acharam muito relevante, 19% acharam moderadamente relevantes e 6% não acharam relevantes. Sobre a avaliação geral, o evento foi muito proveitoso para 88% e para 12% moderadamente proveitoso. O cinema na escola tem caráter político-pedagógico e cultural que permite ampliar a visão de mundo, momentos dedicados às atividades de lazer, arte e cultura desenvolvem habilidades como percepção da realidade, reflexão e criticidade, interferindo diretamente na saúde mental. O entusiasmo dos estudantes possibilitou que o debate perpassasse por várias questões cotidianas através de reflexões e vivências, articulando o filme com a temática envolvida. A experiência da atividade possibilitou um espaço para a expressão de opiniões e pensamentos sobre conflitos familiares, preconceito, uso de álcool e drogas, ambiente escolar, relações sociais e outros fatores que influenciam na saúde mental dos adolescentes, sendo uma experiência muito enriquecedora. CONCLUSÃO: O uso metodológico da arte cinematográfica e do debate como ferramenta educativa para assuntos relacionados à saúde mental mostra-se muito atrativa para jovens e adolescentes, além disso, estreitar o elo entre a universidade e a comunidade é de grande relevância para a formação profissional e pessoal. |