“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14381

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Ruama da Silva Lima
Orientador MIRELLA LIMA BINOTI
Outros membros Andrezza Sant Anna Porto , Antonio Aparecido Branco Júnior, Flaviano Diego Meirelles Mendes, Ingrid Luiza Viegas Silva, Lara Camargo de Oliveira, MIRIAN SANTANA BARBOSA, Myrella Lacerda de Freitas, Vinicius dos Santos Romagnoli
Título “Saúde mental em cena”: um relato de experiência
Resumo INTRODUÇÃO: A linguagem audiovisual é atrativa e pode gerar enriquecedoras experiências, nesse sentido, unir o cinema e a escola, por meio da exibição de filmes e promoção de debates, pode potencializar transformações na formação dos jovens, ao despertar reflexões coletivas e individuais sobre a temática proposta. OBJETIVOS: Realizar um cine debate com adolescentes. DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: O cine debate intitulado “Saúde Mental em Cena” foi uma atividade proposta dentre as ações do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (Pet-Saúde/ Interprofissionalidade) da UFV. A atividade ocorreu no dia 01 de novembro de 2019, com alunos do 8° ano da Escola Municipal Nossa Senhora de Fátima em Viçosa-MG, no bairro São José. O filme exibido foi “As Melhores Coisas do Mundo”, de Laís Bodanzky. O debate iniciou-se após a exibição do filme, por meio de uma roda de conversa, intermediado por duas alunas integrantes do PET, as quais deram algumas orientações sobre o cuidado com a saúde mental a partir dos fatos pontuados. Em seguida houve um lanche coletivo, promovendo a integração da turma e, por fim, a ação foi avaliada através de uma pesquisa de satisfação, onde foi aplicado um formulário contendo uma escala hedônica de quatro pontos (variando de gostei muito a não gostei), perguntas de múltipla escolha com relação ao debate e quanto ao evento de um modo geral, além de um espaço para comentários. RESULTADOS ALCANÇADOS ATÉ O MOMENTO: Participaram da atividade 16 alunos, desses, quanto ao filme 94% gostaram muito e 6% gostaram moderadamente. Quanto ao debate: 75% se sentiram muito à vontade, 19% se sentiram moderadamente à vontade e 6% não se sentiram à vontade. Já em relação aos assuntos discutidos: 75% acharam muito relevante, 19% acharam moderadamente relevantes e 6% não acharam relevantes. Sobre a avaliação geral, o evento foi muito proveitoso para 88% e para 12% moderadamente proveitoso. O cinema na escola tem caráter político-pedagógico e cultural que permite ampliar a visão de mundo, momentos dedicados às atividades de lazer, arte e cultura desenvolvem habilidades como percepção da realidade, reflexão e criticidade, interferindo diretamente na saúde mental. O entusiasmo dos estudantes possibilitou que o debate perpassasse por várias questões cotidianas através de reflexões e vivências, articulando o filme com a temática envolvida. A experiência da atividade possibilitou um espaço para a expressão de opiniões e pensamentos sobre conflitos familiares, preconceito, uso de álcool e drogas, ambiente escolar, relações sociais e outros fatores que influenciam na saúde mental dos adolescentes, sendo uma experiência muito enriquecedora. CONCLUSÃO: O uso metodológico da arte cinematográfica e do debate como ferramenta educativa para assuntos relacionados à saúde mental mostra-se muito atrativa para jovens e adolescentes, além disso, estreitar o elo entre a universidade e a comunidade é de grande relevância para a formação profissional e pessoal.
Palavras-chave Saúde mental, filmes cinematográficos, aprendizagem colaborativa
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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