Resumo |
A estratégia de conduzir alguém ao entendimento a respeito de um determinado assunto exibe possibilidades, sendo os caminhos, espaço de inovação e próprio para o uso da criatividade. Portanto, com intuito de ensinar conteúdos temáticos da área de conhecimento da química e objetivando aperfeiçoar o aprendizado, foram estudados e elaborados artifícios auxiliares e acessíveis para se lecionar. Em um caso mais específico, no estudo da Isomeria química que podemos observar várias proposições didáticas. Todavia, na maioria delas, notamos a exigência de expressiva abstração por parte do aluno, visto que a subjetividade ou infidelidade de certos modelos utilizados nas escolas prejudicam o entendimento do fenômeno como é de fato, e dessa forma auxiliam de forma limitada nas aulas. A Isomeria é um fenômeno da Química Orgânica no quais compostos apresentam a mesma fórmula molecular, entretanto apresentam fórmulas estruturais diferentes e propriedades distintas. Esses compostos são chamados isômeros químicos e podem ser dividido em dois grandes grupos: A isomeria plana ou constitucional e a Isomeria espacial, também chamada de Estereoisomeria. O objetivo do trabalho foi oferecer novas formas de apresentação didáticas no processo de ensino e aprendizagem na área de química orgânica, dando ênfase à isomeria constitucional e oferecer métodos lúdicos alternativos para que o estudante compreenda o conteúdo de maneira satisfatória. Para o desenvolvimento do trabalho, foi utilizado embalagens de leite fermentado, tal como as das marcas Yakult e Chamyto (materiais recicláveis) para a simulação dos orbitais híbridos (sp3 e sp2) do átomo de carbono, cola quente, fitas adesivas coloridas e bolinhas de isopor. A partir desses materiais, foram construídas moléculas orgânicas, explicitando o fenômeno da isomeria constitucional de uma maneira mais pragmática de exemplificar o conteúdo abordado em sala de aula, sendo o material o objeto de estudo dos alunos do terceiro ano do ensino médio do Colégio de Aplicação CAp-COLUNI/UFV. As moléculas preparadas no trabalho poderá ser objeto também para educadores em seus processos pedagógicos escolares. As estruturas produzidas foram fotografadas com intuito de elaboração de um manual para a construção e de utilização das mesmas nas práticas didáticas escolares. Através do trabalho desenvolvido com os materiais alternativos, de baixo custo, o estudante foi capaz de participar de forma mais interativa nas aulas que química orgânica e ainda desenvolver noções de sustentabilidade e bioética, ao notar a tendência atual de reutilização de materiais recicláveis. |