“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14345

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Física Geral
Setor Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas - Campus Florestal
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor David Souza Lage
Orientador LEONARDO ANTONIO MENDES DE SOUZA
Outros membros DOUGLAS HENRIQUE DE MENDONÇA, João Augusto Faria de Sousa, THIAGO MENDONCA
Título Uso de Metodologia Ativa (Instrução por Pares) em Disciplinas de Física para o curso de Agronomia no Campus UFV-Florestal
Resumo Historicamente existe uma certa resistência das pessoas com relação às disciplinas das exatas. Esse cenário se repete no ambiente universitário, podendo ser comprovado através dos índices de reprovações e relatos tanto de professores quanto de estudantes. Em nosso projeto de pesquisa trabalhamos nas disciplinas de FIF 191 Introdução à Mecânica e FIF 193 Introdução aos Fluidos e Termodinâmica ministradas para as turmas de Agronomia. Aplicamos uma versão modificada do método de Instrução por Pares nas turmas de 2018-2 a 2019-2. A partir da nossa experiência didática, entrevistas realizadas com alunos voluntários(as) das disciplinas, e dados referentes as atividades realizadas em sala de aula, realizamos o estudo dessa dificuldade dos alunos com exatas, elaborando diferentes estratégias para contornar esse problema, e otimizar o processo de ensino aprendizagem. OBJETIVOS: - Melhorar o rendimento das disciplinas FIF191 e FIF193; - Fazer análise crítica e sistemática do nosso desenvolvimento; - Escrita de artigo científico, para socialização dos nossos resultados; - Confecção de material didático próprio para as disciplinas. - Cumprir os objetivos acima em cenário de pandemia. METODOLOGIA: Estamos interessados em analisar como os alunos do curso de Agronomia absorvem o conteúdo de física. Utilizando uma metodologia ativa conseguimos acessar um nível mais profundo da análise do processo de ensino aprendizagem e assim estudar o bloqueio por parte dos alunos. Paralelamente são aplicadas questões conceituais e problemas quantitativos online com foco nesses resultados para suprir a própria demanda vinda dos alunos. Um diário de bordo (feito pelo bolsista em sala de aula) também serviu de auxílio para o planejamento dessas aulas mais adaptativas. Durante o PEO o cenário foi um pouco diferente, não aplicamos o método da Instrução por Pares, mas conseguimos seguir com as questões online. O grupo criado no Telegram foi muito usado pelos estudantes e rendeu ótimas discussões a respeito do conteúdo. Conseguimos um aumento no índice de aprovação das disciplinas, sendo que este dado está sendo analisado com cuidado ainda, para garantia de sua confiabilidade. Conseguimos identificar, através das aulas, discussões do grupo de pesquisa e entrevistas, uma grande defasagem dos alunos em relação a exatas, onde conseguimos detalhes sobre os motivos que continuam sendo estudados. Todos os dados coletados servirão para publicação de um artigo a respeito do nosso trabalho, sendo que este último está em fase inicial de seu manuscrito. Identificamos vários pontos que dificultam a aprendizagem dos alunos em Física, como a defasagem da educação básica de muitos, e uma cultura forte de resistência ao estudo das disciplinas. A partir da nossa pesquisa conseguimos elaborar estratégias para contorno deste problema, as quais estão sendo sistematizadas para escrita de artigo científico.
Palavras-chave Ensino de Física, Instrução por Pares, Física na Agronomia
Forma de apresentação..... Vídeo
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