“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14341

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Enfermagem
Setor Departamento de Medicina e Enfermagem
Bolsa PIBIC/CNPq
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CNPq
Primeiro autor Amanda de Souza Gutierres
Orientador LILIAN FERNANDES ARIAL AYRES
Outros membros Julia Fernandes Magalhães
Título Condições Determinantes para Enfrentamento à Evasão Escolar de Mães Adolescentes na Zona da Mata Mineira
Resumo Introdução: A adolescência é o período da vida compreendido entre dez e dezenove anos de idade. É uma passagem singular, marcada pelo desenvolvimento individual e determinantes sociais. Existem condutas realizadas pelos adolescentes que são caracterizadas como comportamento de risco, como a precocidade das relações sexuais, sendo este um propulsor da infecção sexualmente transmissível e da gestação não planejada. A gravidez na adolescência é caracterizada como um sério problema de saúde pública e risco social. Aumenta a morbimortalidade materna e neonatal e está relacionada com questões biológicas, psicológicas, econômicas, perda de oportunidades educacionais, como a evasão escolar. Esta última está ligada a gestação precoce, podendo antecede-la ou precede-la. Entende-se que é dever do Estado a garantia da proteção do direito à vida de crianças e jovens, inclusive dos estudos. E existem outros fatores de apoio para o enfrentamento da evasão escolar das mães adolescentes relacionados à sociedade civil, especialmente a família. Objetivos: Avaliar os fatores de riscos envolvidos na evasão escolar das mães adolescentes e descrever os fatores de apoio para o enfrentamento da evasão escolar das mães adolescentes em um município da Zona da Mata Mineira no ano de 2018. Metodologia: Estudo transversal, descritivo e analítico que entrevistou 45 mães adolescentes. Os dados obtidos foram codificados, tabulados no programa Excel e analisados no software estatístico SPSS versão 20.0. Resultados: A idade variou entre 15 a 19 anos. A maioria era parda, com companheiro, sem ocupação, pais e mães sem grau de instrução. A maior parte teve sexarca entre 12 e 15 anos, engravidou entre 15 e 19 anos e era primípara. Em relação ao método contraceptivo atual, 71,1% usava pelo menos um método, sendo o injetável o mais utilizado. A maioria era proveniente de escola pública, estudava durante a gestação, porém, durante a entrevista, 75,6% declarou não estudar. O principal motivo para evasão escolar foi a gestação e suas alterações (31,1%). Na análise bivariada, nota-se que a evasão escolar apresentou diferenças significativas entre as adolescentes de 18 e 19 anos, ocupação do pai, motivo e o contexto da sexarca, desejo do casal de não engravidar, preocupação da adolescente em engravidar na primeira relação, o uso atual de métodos contraceptivos e a condição de ambos os pais sustentarem a família. Os fatores de apoio associados a evasão escolar significantes foram a ausência do apoio parental e paterno, maior entre as meninas que não tiveram presença do pai da criança e menor naquelas em que os pais das adolescentes as acompanharam durante o pré-natal e permanecem presentes nos cuidados com o neto. Conclusão: Percebeu-se que o apoio familiar e a presença do pai da criança se destacaram como fatores de proteção à evasão escolar de mães adolescentes.
Palavras-chave Adolescencia, Gravidez, Evasão Escolar.
Forma de apresentação..... Painel
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