“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14299

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Economia
Setor Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Campus Rio Paranaíba
Bolsa FUNARBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Goulart Rodrigues da Silva Júnior
Orientador FABIO ANDRE TEIXEIRA
Outros membros RICARDO FREITAS MARTINS DA COSTA
Título Educação Financeira: aprendendo a lidar com dinheiro
Resumo Educação financeira, um tema corriqueiramente citado, porém muito pouco trabalhado corretamente em nossas vidas, na maioria das vezes pelo fato desse conhecimento não ser proposto a população de uma maneira cujo entendimento e acesso, sejam igualmente favoráveis ao aprendizado. Tendo em vista essa situação, juntamente com a conjuntura econômica em que vivemos em nosso país, o projeto “Educação financeira: aprendendo a lidar com dinheiro”, aborda os princípios básicos de uma boa gestão familiar, visando suprir a falta destes no âmbito escolar, mais especificamente no ensino médio. Com estas ações, impacta diretamente nos indivíduos considerados o futuro da nossa economia, aqueles adolescentes que começam a ter sua independência financeira e levam ao ambiente familiar questionamentos em relação a gestão de recursos , buscando auxiliar e evitar um cenário comum que vivenciamos, o de endividamento excessivo, e posteriormente, o de inadimplência. Analisando dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), nota-se um aumento no percentual de endividamento de 3,1%, alcançando 67,1% da população brasileira em junho de 2020, comparativamente ao mesmo mês do ano passado, registrando um dos maiores valores desde 2010, ano em que se iniciou a série. Nesse mesmo período o percentual de inadimplentes chegou ao patamar de 25,4%, também superior aos 23,6% registrados em 2019. Ademais houve um aumento no percentual das famílias que entrarão no atual grupo de inadimplentes, de 2,1%, atingindo 11,6%. Portando, ao viabilizar discussões neste teor, principalmente por meio de palestras, conseguiu-se apurar resultados favoráveis com relação aos alunos das escolas da região do Alto Paranaíba, sendo elas, E.E. Dr. Adiron Gonçalves Boaventura, localizada em Rio Paranaíba, E.E São Pio X, Situada em São Gotardo e E.E. Cel. Hermenegildo Ladeira do Distrito de Guarda dos Ferreiros. O Projeto contemplou, com palestras e atividades participativas, cerca de 345 estudantes, dos quais 173 foram orientados a responder um questionário, sendo que, 84% destes alunos estão na faixa etária entre 15 e 19 anos. Com os dados obtidos, podemos observar que há, por parte deles, a preocupação com uma boa estruturação de suas finanças, ao mesmo modo em que receiam ter dificuldades nessa área, já que presenciamos inúmeros casos ao nosso redor, de pessoas que perderam o controle de suas receitas e despesas, ressaltando o importante trabalho que é, a disseminação desse conhecimento. Atentando-se para esse posicionamento dos jovens, percebe-se que foram inseridos temas e debates que estimulam a curiosidade e a atenção para a educação financeira, ao mesmo tempo, proporciona projetar efeitos futuros e, diversos benefícios que se voltam principalmente para um maior rigor e disciplina no planejamento de gastos e direcionamento de suas receitas, o que pode gerar menores níveis de endividamento e de inadimplência da população, sem contar os ganhos para a saúde mental.
Palavras-chave receitas, despesas, gestão
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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