Resumo |
No ensino de engenharia nas universidades, é essencial o uso de demonstrações que sejam capazes de associar o ensino teórico às diversas situações práticas de projeto vivenciadas pelos profissionais da engenharia. Tal enfoque precisa ser aprimorado na disciplina de Resistência dos Materiais, em que é importante que seja feita a correlação entre a parte matemática e o uso prático de modelos estruturais, fator até então não utilizado no curso. Assim, teve-se como objetivo a confecção de modelos de ligações estruturais para levar aos alunos uma explicação da teoria, de modo a facilitar o entendimento dos conceitos de ação, esforços solicitantes, tensão, seção crítica, seção bruta e área líquida e facilitar a visualização dos esforços que surgem nos diferentes tipos de ligações nas estruturas, bem como avaliar o uso dessa metodologia de ensino. Foram modeladas peças que representam diferentes modelos estruturais utilizando o software AutoCAD 3D e posterior impressão em plástico com uso de uma impressora 3D. Em seguida foram dados os devidos acabamentos nas peças com uso de imãs e colagens, e que, após finalizadas, foram utilizadas para explicações em sala de aula para alunos da disciplina de CIV 150 – Resistência dos materiais I, definindo e esclarecendo os conceitos aos quais são o objetivo desse trabalho. Foi aplicado um questionário para avaliar a efetividade da metodologia a 36 alunos, sendo grande parte dos cursos de Engenharia Civil e Mecânica, cursando o 5º período e com domínio prévio do assunto tratado pelas peças. Grande parte dos alunos responderam que as peças foram boas ou ótimas no que se refere à contribuição do entendimento teórico, sinalizaram que as peças impressas devem continuar a serem usadas na disciplina e que tiveram poucas dúvidas durante a explanação das peças em sala de aula. Assim, notou-se que o uso dos modelos foi comprovadamente eficaz em seu intuito de facilitar a visualização e entendimento dos esforços nos diferentes tipos de ligações, bem como no entendimento de conceitos básicos e fundamentais para disciplinas futuras de estruturas dos cursos de engenharia. Além disso, demonstrou-se que o uso de aulas práticas e expositivas são eficientes e devem continuar sendo realizadas, porém, sempre sendo desenvolvidas e aprimoradas. |