“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14283

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia civil
Setor Departamento de Engenharia Civil
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Geysiane Faria Barros Milagres
Orientador DIOGO SILVA DE OLIVEIRA
Título Confecção de modelos estruturais para uso didático na disciplina resistência dos materiais
Resumo No ensino de engenharia nas universidades, é essencial o uso de demonstrações que sejam capazes de associar o ensino teórico às diversas situações práticas de projeto vivenciadas pelos profissionais da engenharia. Tal enfoque precisa ser aprimorado na disciplina de Resistência dos Materiais, em que é importante que seja feita a correlação entre a parte matemática e o uso prático de modelos estruturais, fator até então não utilizado no curso. Assim, teve-se como objetivo a confecção de modelos de ligações estruturais para levar aos alunos uma explicação da teoria, de modo a facilitar o entendimento dos conceitos de ação, esforços solicitantes, tensão, seção crítica, seção bruta e área líquida e facilitar a visualização dos esforços que surgem nos diferentes tipos de ligações nas estruturas, bem como avaliar o uso dessa metodologia de ensino. Foram modeladas peças que representam diferentes modelos estruturais utilizando o software AutoCAD 3D e posterior impressão em plástico com uso de uma impressora 3D. Em seguida foram dados os devidos acabamentos nas peças com uso de imãs e colagens, e que, após finalizadas, foram utilizadas para explicações em sala de aula para alunos da disciplina de CIV 150 – Resistência dos materiais I, definindo e esclarecendo os conceitos aos quais são o objetivo desse trabalho. Foi aplicado um questionário para avaliar a efetividade da metodologia a 36 alunos, sendo grande parte dos cursos de Engenharia Civil e Mecânica, cursando o 5º período e com domínio prévio do assunto tratado pelas peças. Grande parte dos alunos responderam que as peças foram boas ou ótimas no que se refere à contribuição do entendimento teórico, sinalizaram que as peças impressas devem continuar a serem usadas na disciplina e que tiveram poucas dúvidas durante a explanação das peças em sala de aula. Assim, notou-se que o uso dos modelos foi comprovadamente eficaz em seu intuito de facilitar a visualização e entendimento dos esforços nos diferentes tipos de ligações, bem como no entendimento de conceitos básicos e fundamentais para disciplinas futuras de estruturas dos cursos de engenharia. Além disso, demonstrou-se que o uso de aulas práticas e expositivas são eficientes e devem continuar sendo realizadas, porém, sempre sendo desenvolvidas e aprimoradas.
Palavras-chave Engenharia, estruturas, resistência dos materiais
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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