Resumo |
A embriologia é uma área ampla da biologia que estuda o desenvolvimento embrionário dos organismos vivos, compreendendo desde a anatomia dos sistemas reprodutores masculinos e femininos, a histologia dos órgãos componentes, a formação dos gametas e o processo de fecundação até o desenvolvimento do embrião. Os estudos desta área são introduzidos na 1ª série do Ensino Médio e alguns temas, de extrema importância, ainda são de difícil comunicação com os jovens, por serem vistos como tabus e temas delicados como, por exemplo, a utilização de métodos contraceptivos e o aborto. Além disso, assuntos que envolvem a visualização de estruturas celulares tornam-se também um desafio para os professores no processo de ensino e aprendizagem, uma vez que nem sempre é possível mostrá-las, seja pela ausência de microscópio, televisão ou projetor multimídia. Assim, procurando facilitar o interesse e a compreensão pelo tema, criamos um jogo de tabuleiro, com foco nos estudantes da 1ª série do Ensino Médio, abordando diferentes temas da embriologia. Por meio da utilização do software PowerPoint 2016, criamos um jogo de tabuleiro onde o jogador foi representado por um espermatozoide, o gameta masculino, que tinha como objetivo chegar até ao ovócito, o gameta feminino, completando o processo de fecundação. Ao jogar o dado, o estudante respondia uma pergunta, contida em uma carta aleatória, e só poderia mover o espermatozoide pelo tabuleiro se a resposta estivesse correta. O primeiro a chegar ao ovócito era considerado o espermatozoide ganhador, recebendo um brinde como prêmio. O jogo foi aplicado em duas turmas e como forma de avaliar a eficácia do instrumento de ensino, os estudantes responderam um questionário a respeito da atividade realizada. Todos os 57 alunos participantes relataram que o jogo contribuiu para o aprendizado do assunto e consideraram importante este tipo de estratégica didática para uma melhor compreensão de conteúdos complexos e, culturalmente, difíceis de trabalhar. O aspecto lúdico e a variedade das perguntas, contendo desde verdadeiro ou falso, múltipla escolha e questões abertas, também foram aspectos considerados positivos. Quando questionados sobre aspectos negativos, eles mencionaram a complexidade de algumas perguntas, sendo necessária a revisão e adequação das mesmas. Após a aplicação, percebemos que o jogo também possibilita usar a estratégia de grupos, sendo cada grupo um espermatozoide. Esse modo pode beneficiar a discussão entre os participantes, melhorando ainda mais o processo de aprendizagem. A utilização do jogo confirmou nossa expectativa de que modalidades didáticas lúdicas em sala de aula são bem-vindas em qualquer segmento da Educação Básica. O próximo passo é adaptar e disponibilizar o Jogo da Fecundação para a forma on-line, para que possa ser utilizado por professores, especialmente em tempos de Pandemia da Covid-19, em que o ensino remoto tornou-se a forma de manter o contato com os estudantes e promover a aprendizagem. |