“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14263

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Recursos pesqueiros e engenharia de pesca
Setor Departamento de Biologia Animal
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro CAPES, CNPq, FAPEMIG
Primeiro autor Érica Caroline de Almeida
Orientador ANA LUCIA SALARO
Outros membros André Luís Fialho Ladeira, Cristiana Leonor da Silva Carneiro, Gustavo Augusto Carvalho Costacurta de Aguiar, José Carlos de Oliveira Júnior
Título Desempenho produtivo de juvenis de pacamã, Lophiosilurus alexandri, alimentados com diferentes relações de proteína bruta/carboidratos não fibrosos (PB/CNF)
Resumo Ultimamente, existe uma tendência em se substituir a farinha de peixe (e.g. ingredientes proteicos de origem animal) por farinhas e/ou farelos vegetais (e.g. ingredientes proteicos de origem vegetal). Isto tem levado a dietas com elevados teores de carboidratos. Entretanto, a tolerância a carboidratos é espécie-especifica e também esta altamente relacionada ao hábito alimentar das espécies. Portanto tornam-se necessários estudos para avaliar o grau de tolerância das espécies, sobretudo carnívoras, à quantidade de carboidratos na dieta. Lophiosilurus alexandri é uma espécie carnívora de água doce, que pode ser condicionada a dietas formuladas, possibilitando assim, o avanço nas áreas de nutrição e saúde desta espécie. Portanto, com este estudo objetivou-se avaliar o crescimento e a eficiência de utilização dos nutrientes de juvenis de Lophiosilurus alexandri, uma espécie carnívora, alimentados com dietas contendo crescentes relações proteína bruta/carboidratos não fibrosos (PB/CNF). Foi utilizado delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos e três repetições. Os tratamentos constaram de dietas isoenergéticas (4500 kcal kg−1) com relações PB/CNF de: 0,78; 1,02; 1,26 e 1,60. Pacamãs (30,89 ± 0,29 g) foram distribuídos em 12 tanques circulares de 60 L, na densidade de cinco peixes/tanque. Os tanques foram mantidos em sistema de recirculação de água (vazão de 1,5 L/min/tanque), dotados de filtragem mecânica, biológica, ultravioleta e aeração constante, através de soprador central ligados a mangueiras (2 mm) com pedra porosa acoplada. A temperatura foi mantida 28°C e o fotoperíodo do laboratório em 12 horas de luz por lâmpadas incandescentes com potência de 100 watts. Os peixes foram alimentados por 75 dias. Observou-se 100% de sobrevivência dos peixes de todos os tratamentos. Não foram observados efeitos das dietas para índice viscerossomático, consumo da dieta e rendimento de carcaça. As crescentes relações de PB/CNF afetaram ganho de peso e taxa de crescimento específico com pontos de máximo em 1,26 e 1,24, respectivamente. Já a conversão alimentar e índice hepatossomático apresentaram ponto de mínimo para as relações estimadas de 1,33 e 1,02, respectivamente. Conclui-se que dietas contendo relações PB/CNF entre 1,08-1,37 melhoram o desempenho e a eficiência de utilização dos nutrientes para juvenis de Lophiosilurus alexandri com peso médio inicial de 30 g.
Palavras-chave carboidrato não fibroso, espécie carnívora, ganho de peso
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,69 segundos.