Resumo |
A evolução tecnológica rápida e constante tem causado impacto em diversas áreas das atividades humanas, sendo uma delas a educação. Nas últimas décadas, a utilização da tecnologia da informação aplicada ao ensino-aprendizagem está cada vez mais presente nas instituições de ensino pelo Brasil. Porém, ainda existe grande defasagem quando tratamos da educação inclusiva para alunos com necessidades educacionais especiais, que apesar de terem seu direito à educação assegurado pela constituição, ainda enfrentam enormes barreiras devido à pouca preparação e limitada estrutura da maioria das escolas. Considerando estes fatos, o projeto de pesquisa “Tabela Periódica Auditiva, Tátil e Inteligente: Química combinada à Robótica Educacional para o Ensino Inclusivo” tem como objetivo principal construir um modelo educacional interativo da Tabela Periódica para alunos com deficiência visual e auditiva. Este modelo didático vem sendo desenvolvido utilizando componentes eletrônicos genéricos, como botões, alto-falantes e displays LCD, juntamente com um microcontrolador Arduino, que permite programá-los e manipulá-los. Logo possibilita-se a aplicação dos princípios do “Movimento Maker”, ou “faça você mesmo”, que tem como seus pilares produzir materiais com baixo custo, de fácil aquisição e montagem, e compartilhar conhecimentos com outros desenvolvedores. O protótipo é constituído por um teclado que possui o formato da Tabela Periódica dos Elementos, construído com pastilhas de vidro e de espelhos. Sobre estas, há os símbolos químicos escritos no sistema braille em alto-relevo, identificando os elementos. Sob cada tecla há um botão, que ao ser pressionado, aciona o Arduino com sua programação matricial de linhas e colunas, emitindo áudios sobre as propriedades daquele elemento, como seu nome, massa e número atômicos, família, período e algumas curiosidades. Durante a Semana de Ciência e Tecnologia do IFMG Campus Avançado Ponte Nova de 2019, o protótipo inicial foi apresentado ao público geral, e a um aluno deficiente visual, que teve contato com a Tabela Periódica dos Elementos Químicos pela primeira vez e conseguiu facilmente utilizar o dispositivo. Atualmente, este protótipo vem evoluindo como uma versão totalmente funcional da tabela, que conta com displays LCD e lâmpadas LED, propiciando acesso a deficientes auditivos, através de textos correspondentes aos áudios. Em suma, esta Tabela Periódica pode facilitar o ensino-aprendizagem, despertar a curiosidade, minimizar barreiras de aprendizado de Química e aumentar o desempenho de todos os estudantes. Além disso, contribui com a formação acadêmica do aluno do grupo de pesquisa, e a divulgação científica dos resultados tem o grande potencial de inspirar e levar novas ideias a outros professores; para que possam diversificar, superar desafios cotidianos dos estudantes que apresentam necessidades educacionais especiais, tornando o processo de ensino-aprendizagem de ciências mais divertido e democrático. |