“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14236

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Ciências Sociais
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Maria Aline dos Santos
Orientador TADZIO PETERS COELHO
Outros membros Jeane Silva Louro, José Augusto Talma Filho, NADIA DUTRA DE SOUZA
Título Mobilização para a coleta seletiva em espaços de educação formal e não formal no município de Viçosa- MG
Resumo A coleta seletiva consiste em uma prática necessária na construção de cidades que se preocupam com a redução de impactos socioambientais, pois garante o retorno de diversos materiais à cadeia produtiva, diminuindo a extração de novas matérias primas e gerando renda para associações de catadores. No município de Viçosa, a coleta seletiva está prevista na Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) - Lei nº 12.305/10, que estabelece a responsabilidade compartilhada na destinação dos resíduos gerados pela sociedade e iniciativa privada; além de sua participação na formulação, implementação e avaliação das políticas públicas. Todavia, a coleta seletiva ainda é incipiente e as causas desse processo relacionam-se à separação incorreta dos resíduos sólidos, à desinformação quanto aos dias, horários e locais da coleta seletiva, gerando aumento na produção de rejeitos, assim como a invisibilidade do trabalho prestado pelas associações de catadores, sendo elas, a Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Viçosa (ACAT) e a Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa (ACAMARE). Desta forma, o presente projeto objetiva a ampliação da coleta seletiva através da sensibilização dos sujeitos presentes em espaços de educação formal e não formal, além da valorização do trabalho prestado pelas associações de catadores. Cabe ressaltar que esses espaços são potenciais geradores de resíduos sólidos e responsáveis pela formação política, cultural e social da comunidade. As atividades são realizadas utilizando metodologias participativas, possibilitando interação e diálogo com a equipe do projeto, espaços de educação formal e não formal, associações de catadores e demais parceiros. As atividades desenvolvidas pautam-se na reorganização das atividades presenciais para o formato remoto; restabelecimento do contato com os espaços de formação dos antigos parceiros, e construção de novas parcerias; elaboração de "lives" e compartilhamento de conteúdo em redes sociais do Programa InterAção sobre a coleta seletiva. Em relação aos resultados, destaca-se que durante a pandemia da covid-19, a comunidade demonstra maior interesse em se informar sobre a destinação dos resíduos sólidos, em virtude do aumento da geração dos mesmos. Além das redes sociais potencializarem o alcance da sensibilização da comunidade em relação ao destino de resíduos afim de diminuir impactos ambientais, e preservar à saúde dos catadores. Dessa forma, busca-se construir uma educação ambiental capaz de ampliar os agentes dos espaços de formação para multiplicar os conhecimentos à outros espaços educacionais da comunidade de Viçosa. Nesse sentido, procura que a comunidade se aproprie dos seus direitos socioambientais, reconhecendo os catadores e melhorando a quantidade e qualidade dos materiais disponibilizados para a coleta seletiva, contribuindo para o aumento na renda dos catadores da ACAMARE e da ACAT, e conferindo – lhes melhores condições de trabalho.
Palavras-chave coleta seletiva, mobilização, educação formal e não formal.
Forma de apresentação..... Painel
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