“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14222

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação Física
Bolsa Outros
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Anna Clara Araujo Mendes Costa Gonçalves
Orientador FERNANDA KARINA DOS SANTOS
Outros membros Allana Ferreira Dias da Silva, Dayane de Castro Morais , Helenilce Maria de Lima Santos , Igor Ciríaco Bezerra
Título Processo de construção do Mapa Conceitual: Teorias Educacionais utilizadas na Educação Interprofissional (EIP)
Resumo Descrição: O Mapa Conceitual (MC) é uma ferramenta gráfica de ensino, aprendizagem e avaliação que permite a organização e a hierarquização de conteúdos de forma didática, auxiliando na compreensão e assimilação de temas, estimulando a participação e autonomia do educando e contribuindo para uma aprendizagem significativa. Público alvo: Estudantes, docentes e profissionais das áreas de Nutrição, Educação Física, Medicina e Enfermagem, em parceria com uma Unidade Básica de Saúde de Viçosa-MG. Justificativa: Devido a pandemia do COVID-19, a equipe 2 do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), precisou reinventar seu processo de trabalho. Visando dar continuidade às atividades, de forma remota, priorizou-se metodologias ativas, implementando um processo de aprendizagem mais dinâmico e efetivo, elegendo-se assim o Mapa Conceitual. Objetivo: Relatar o processo de construção remota do MC, sobre as teorias educacionais utilizadas na Educação Interprofissional (EIP), pela equipe 2 do PET-Saúde/Interprofissionalidade-UFV. Metodologia: O processo de construção do MC ocorreu em três etapas: 1. Cada integrante elaborou uma síntese e elencou conceitos chave, a partir de materiais (textos e filmes) sobre teorias educacionais e estratégias avaliativas na EIP, previamente disponibilizados pela coordenadora da equipe (individual). Nesta etapa, a teorização seguiu diretrizes do método da problematização, segundo o Arco de Maguerez, cuja aplicação está baseada na dinâmica ação-reflexão-ação e prática-teoria-prática, tendo como ponto de partida a observação da realidade e identificação dos pontos chave por meio da “Tempestade de Ideias”; 2. Os conceitos chave elencados individualmente foram apresentados e discutidos em reunião virtual, via plataforma Google Meet, possibilitando a seleção e adequação daqueles que comporiam o MC (coletiva); 3. Compilação dos conceitos chave e construção do MC por um grupo de estudantes, coordenados por uma pós-graduanda e uma docente, utilizando a ferramenta CmapTools (coletiva). Resultados: Após discussão coletiva, 60 conceitos chave foram incluídos no MC, dos quais sete tiveram destaque e foram identificados por de cores diferenciadas. Foram eles: Educação Interprofissional, Abordagem Comportamentalista, Métodos Tradicionais, Abordagem Construtivista, Métodos Ativos, Problematização e Trabalho Interprofissional. Utilizou-se 31 termos de ligação para melhor compreensão das inter-relações entre os conceitos. Por meio do MC, construído coletivamente, pôde-se compreender que a EIP é orientada pelas Teorias Educacionais construtivistas e que as ações desenvolvidas pela equipe se enquadram nestas teorias. Conclusão: O uso dessa ferramenta estimulou a participação de toda a equipe, mesmo remotamente, a desenvolver um trabalho colaborativo que foi capaz de promover uma aprendizagem significativa sobre as teorias educacionais utilizadas na EIP.
Palavras-chave Educação Interprofissional, Mapa Conceitual, Metodologias Ativas.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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