Resumo |
Descrição: O Mapa Conceitual (MC) é uma ferramenta gráfica de ensino, aprendizagem e avaliação que permite a organização e a hierarquização de conteúdos de forma didática, auxiliando na compreensão e assimilação de temas, estimulando a participação e autonomia do educando e contribuindo para uma aprendizagem significativa. Público alvo: Estudantes, docentes e profissionais das áreas de Nutrição, Educação Física, Medicina e Enfermagem, em parceria com uma Unidade Básica de Saúde de Viçosa-MG. Justificativa: Devido a pandemia do COVID-19, a equipe 2 do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/Interprofissionalidade) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), precisou reinventar seu processo de trabalho. Visando dar continuidade às atividades, de forma remota, priorizou-se metodologias ativas, implementando um processo de aprendizagem mais dinâmico e efetivo, elegendo-se assim o Mapa Conceitual. Objetivo: Relatar o processo de construção remota do MC, sobre as teorias educacionais utilizadas na Educação Interprofissional (EIP), pela equipe 2 do PET-Saúde/Interprofissionalidade-UFV. Metodologia: O processo de construção do MC ocorreu em três etapas: 1. Cada integrante elaborou uma síntese e elencou conceitos chave, a partir de materiais (textos e filmes) sobre teorias educacionais e estratégias avaliativas na EIP, previamente disponibilizados pela coordenadora da equipe (individual). Nesta etapa, a teorização seguiu diretrizes do método da problematização, segundo o Arco de Maguerez, cuja aplicação está baseada na dinâmica ação-reflexão-ação e prática-teoria-prática, tendo como ponto de partida a observação da realidade e identificação dos pontos chave por meio da “Tempestade de Ideias”; 2. Os conceitos chave elencados individualmente foram apresentados e discutidos em reunião virtual, via plataforma Google Meet, possibilitando a seleção e adequação daqueles que comporiam o MC (coletiva); 3. Compilação dos conceitos chave e construção do MC por um grupo de estudantes, coordenados por uma pós-graduanda e uma docente, utilizando a ferramenta CmapTools (coletiva). Resultados: Após discussão coletiva, 60 conceitos chave foram incluídos no MC, dos quais sete tiveram destaque e foram identificados por de cores diferenciadas. Foram eles: Educação Interprofissional, Abordagem Comportamentalista, Métodos Tradicionais, Abordagem Construtivista, Métodos Ativos, Problematização e Trabalho Interprofissional. Utilizou-se 31 termos de ligação para melhor compreensão das inter-relações entre os conceitos. Por meio do MC, construído coletivamente, pôde-se compreender que a EIP é orientada pelas Teorias Educacionais construtivistas e que as ações desenvolvidas pela equipe se enquadram nestas teorias. Conclusão: O uso dessa ferramenta estimulou a participação de toda a equipe, mesmo remotamente, a desenvolver um trabalho colaborativo que foi capaz de promover uma aprendizagem significativa sobre as teorias educacionais utilizadas na EIP. |