Resumo |
DESCRIÇÃO DO TEMA GERAL DO TRABALHO: Na contemporaneidade, com o advento da Estratégia de Saúde da Família e a reformulação dos conceitos sobre saúde, a articulação interdisciplinar tornou-se essencial para uma assistência qualificada. Esta deve pautar-se numa visão holística do indivíduo, recém-adotada na prática médica, de forma que a prevenção de agravos e a promoção da saúde não se dão por tratamentos isolados ou ações fragmentadas dos profissionais, mas sim por abordagem interdisciplinar, abarcando todas as esferas da existência humana. Todavia, verifica-se competição, preconceito e desconhecimento acerca da área de atuação de cada profissional, além da ausência de abertura à dúvida e ao conhecimento que o outro pode agregar de sua experiência. No caso dos graduandos em Medicina, tal cenário é acentuado, dada a predominância do saber biomédico na Academia e a ausência de familiaridade com outros profissionais durante a formação. Contudo, metodologias de ensino como a simulação clínica podem ser utilizadas para propiciar a integração profissional desde a graduação. PÚBLICO ALVO: Alunos de ensino médio interessados em seguir como graduandos de Medicina ou Enfermagem. JUSTIFICATIVA: Oportunizar o exercício da interdisciplinaridade e propiciar a integração dos saberes individualizados das profissões envolvidas em função de um bem comum: o paciente. OBJETIVOS E METODOLOGIAS: A experiência trata-se de uma simulação de atendimento interdisciplinar, como parte do evento “Mostra Universitária”, que ocorrreu em agosto de 2019, na Universidadade Federal de Viçosa. Objetivou a integração entre discentes dos cursos de Medicina e Enfermagem e a prática interdisciplinar de cuidado, como forma de ensino para o público alvo. RESULTADOS: A simulação durou cerca de de quinze minutos. O caso simulado foi o de atendimento a uma paciente após pico hiperglicêmico. O objetivo da simulação era mostrar as competências de cuidado de cada profissional envolvido (médico e enfermeiro), fortalecendo assim a identidade de cada profissão. Coube ao médico o diagnóstico de diabetes mellitus tipo II, bem como a prescrição de medicamentos tais como insulina e metformina. Ao enfermeiro, coube a realização da identificação do diagnóstico de Enfermagem “conhecimento deficiente” e “risco de glicemia instável”, e a realização das intervenções “Ensino:orientações de cuidado” e “Administração de medicamentos” para tratar os problemas de enfermagem identificados. CONCLUSÕES: A simulação é uma metodologia importante para a formação de futuros profissionais, garantindo o desenvolvimento de inúmeras competências para a resolução de problemas no cenário de saúde, como a avaliação mais lapidada de informações clínicas. |