“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14219

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Departamento de Educação
Bolsa FUNARBEN
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro FUNARBE
Primeiro autor Jéssica Lorraine Valadão Idino
Orientador CRISTIANE LOPES ROCHA DE OLIVEIRA
Título Educação bilíngue no contexto escolar inclusivo: a construção de um glossário em LIBRAS e em língua portuguesa na área das Ciências da Natureza com viés para Educação do Campo.
Resumo Na Educação de Surdos são considerados entraves para a efetivação do Bilinguismo tanto o acesso e o reconhecimento linguístico da LIBRAS, quanto a valorização dos aspectos cognitivos, culturais e identitários presentes. Diante de tais movimentos e ações pela educação bilíngue dos Surdos – resultado da luta da própria comunidade Surda – destaca-se a relevância de estudos e pesquisas no campo da criação de sinais-termos e de glossários bilíngues em Português/Libras. Portanto, os glossários bilíngues também podem ser uma importante fonte de conhecimento e utilizados como instrumentos relevantes para a inclusão dos surdos, considerando uma abordagem sociocultural que respeite sua identidade. Desse modo, este projeto de ensino, incentivado pelo Programa de Apoio ao Ensino da Fundação Arthur Bernardes – FUNARBEN, visou mapear os sinais, a partir das vídeo-provas em Libras, realizadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio - Enem nos anos de 2017 a 2020, que apresentassem conceitos da área das Ciências da Natureza com um viés para a Educação do Campo. De posse desses levantamentos, foi organizado um Glossário Bilíngue Libras/Língua Portuguesa contendo 36 termos da Educação do Campo e das Ciências da Natureza, que podem ser utilizados tanto no contexto do Ensino Superior – no curso de Educação do Campo – quanto em quaisquer outros contextos que envolvam tais temáticas das áreas biológicas. Os sinais-termos foram editados por capturas de fotografias e filmagens e organizados. Sendo a língua algo imprescindível para a formação dos sujeitos, destaca-se a importância de trabalhos que tragam a discussão sobre essa temática, uma vez que a produção e pesquisa sobre glossários envolvem não apenas questões linguísticas, mas também relacionados ao acesso e à inclusão da comunidade Surda, tanto no contexto educacional como em outros âmbitos: social, cultural, político e econômico, dentre outros. Para que haja a inclusão da comunidade Surda em tais aspectos, é fundamental que haja nos espaços de interações sociais o respeito à característica mais fundamental da mesma, que é a Língua Brasileira de Sinais.
Palavras-chave Surdos, Libras, Glossário Bilíngue
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,67 segundos.