Resumo |
Na Educação de Surdos são considerados entraves para a efetivação do Bilinguismo tanto o acesso e o reconhecimento linguístico da LIBRAS, quanto a valorização dos aspectos cognitivos, culturais e identitários presentes. Diante de tais movimentos e ações pela educação bilíngue dos Surdos – resultado da luta da própria comunidade Surda – destaca-se a relevância de estudos e pesquisas no campo da criação de sinais-termos e de glossários bilíngues em Português/Libras. Portanto, os glossários bilíngues também podem ser uma importante fonte de conhecimento e utilizados como instrumentos relevantes para a inclusão dos surdos, considerando uma abordagem sociocultural que respeite sua identidade. Desse modo, este projeto de ensino, incentivado pelo Programa de Apoio ao Ensino da Fundação Arthur Bernardes – FUNARBEN, visou mapear os sinais, a partir das vídeo-provas em Libras, realizadas pelo Exame Nacional do Ensino Médio - Enem nos anos de 2017 a 2020, que apresentassem conceitos da área das Ciências da Natureza com um viés para a Educação do Campo. De posse desses levantamentos, foi organizado um Glossário Bilíngue Libras/Língua Portuguesa contendo 36 termos da Educação do Campo e das Ciências da Natureza, que podem ser utilizados tanto no contexto do Ensino Superior – no curso de Educação do Campo – quanto em quaisquer outros contextos que envolvam tais temáticas das áreas biológicas. Os sinais-termos foram editados por capturas de fotografias e filmagens e organizados. Sendo a língua algo imprescindível para a formação dos sujeitos, destaca-se a importância de trabalhos que tragam a discussão sobre essa temática, uma vez que a produção e pesquisa sobre glossários envolvem não apenas questões linguísticas, mas também relacionados ao acesso e à inclusão da comunidade Surda, tanto no contexto educacional como em outros âmbitos: social, cultural, político e econômico, dentre outros. Para que haja a inclusão da comunidade Surda em tais aspectos, é fundamental que haja nos espaços de interações sociais o respeito à característica mais fundamental da mesma, que é a Língua Brasileira de Sinais. |