“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14205

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Catherine Marques Barros
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Ana Caroline Moreira, Emily de Souza Ferreira, Hugo Barcelos de Matos, Jessica Batista dos Santos, Laylla Meireles de Souza, Renata Oliveira Caetano, Rodolfo Gonçalves de Melo, Sarah dos Santos Climaco
Título Roda de conversa com mães universitárias da Universidade Federal De Viçosa: Um relato de experiência
Resumo INTRODUÇÃO: As mulheres constituem hoje, maioria nos cursos de graduação e de pós-graduação, resultado de diversos movimentos feministas, os quais visam a ampliação dos direitos sociais da mulher. Entretanto, assim como acontece no mercado de trabalho, a inserção da mulher na universidade não implica na redução das suas responsabilidades domésticas ou cuidado com os filhos. A divisão sexual do trabalho ainda se mostra presente nas relações de gênero e ao feminino é atribuído o papel de principal responsável pelos filhos. Assim, é fundamental discutir sobre a maternidade no contexto acadêmico, visto o intenso processo de reconstrução de significados com a chegada da maternidade, em um ambiente historicamente androcêntrico. OBJETIVOS: relatar a experiência de realização de uma roda de conversa com mães universitárias da Universidade Federal de Viçosa promovida pela Liga Acadêmica de Saúde Coletiva (LASAC-UFV). DESCRIÇÃO DAS PRINCIPAIS AÇÕES: A atividade foi realizada em 2019 no campus Viçosa da UFV. A proposta foi convidar mulheres que vivenciam a maternidade dentro da universidade para compartilhar experiências, sentimentos e desafios de ser mãe e acadêmica. A fim de proporcionar um momento sem preocupação constante com os filhos, houve um espaço para crianças com atividades lúdicas e educacionais. O evento deu início com a palestra de uma mestranda em educação da UFV e mãe, no qual foram discutidos como os papéis de gênero, impostos pela sociedade, direcionam a mulher para dedicação exclusiva à maternidade em detrimento do estudo e busca pela profissionalização. Em seguida foi realizado uma dinâmica no qual cada participante escreveu um ponto positivo e um ponto negativo sobre ser mãe universitária. RESULTADOS ALCANÇADOS: Por meio do compartilhamento das vivências, ficou evidente a importância de se repensar o espaço universitário, reconhecendo o lugar da mulher e mãe e suas demandas, pois a falta de políticas e estratégias de apoio, influencia diretamente o progresso acadêmico e permanência destas mulheres na universidade. Foram relatadas inúmeras dificuldades em conciliar a maternidade com as demandas acadêmicas, ademais, já que muitas mães não tem com quem deixar os filhos, acabam preferindo estudar em cursos noturnos. A atividade gerou momentos de aprendizado e questionamentos valiosos, sendo que a mães se sentiram acolhidas e demonstraram interesse em realizar outras reuniões. Como resultado, foi levantado a possibilidade de estruturação de um grupo operativo organizado pela LASAC-UFV para trabalhar as demandas apresentadas. CONCLUSÕES: Ainda que homens e mulheres compartilhem o espaço acadêmico eles realizam percursos educacionais diferenciados, com saídas e trajetórias ocupacionais distintas. A roda de conversa mostrou que proporcionar ambientes de diálogo é fundamental para conhecer uma realidade que muitas vezes não é vista ou pensada pela comunidade acadêmica, criando caminhos para geração de ideias que buscam transformação e equidade.
Palavras-chave Mães Universitárias, Relações de Gênero, Roda de Conversa
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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