“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14163

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Humanas e Sociais
Área temática Educação
Setor Instituto de Ciências Biológicas e da Saúde - Campus Florestal
Bolsa PET
Conclusão de bolsa Não
Apoio financeiro Outros
Primeiro autor Fabíola Nunes Maia
Orientador JOAO PAULO DE SOUZA
Outros membros Ana Maria Medeiros Oliveira, Jacqueline Gangá Araujo, Maria Luiza da Cruz Santos, Samuel Schaiffer Fonseca Miranda
Título Egressos do Programa de Educação Tutorial (PET) da UFV campus Florestal: analisando suas trajetórias
Resumo O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado no ano de 1979 e implementado na Universidade Federal de Viçosa campus Florestal em 2010, assistindo aos cursos de Licenciatura presentes no campus. Uma de suas características é a formação acadêmica contemplando a tríade ensino, pesquisa e extensão, essa característica proporciona aos Petianos um amplo conhecimento nas mais diversas áreas, sendo isso um grande diferencial do programa. Observando essa característica, tal pesquisa teve os seguintes objetivos: traçar as trajetórias acadêmicas e profissionais de ex-Petianos, se o programa contribuiu para a sua formação acadêmica e pessoal. A coleta de dados se deu por meio de um formulário on-line. A elaboração do formulário em questão foi através da ferramenta Google Forms, no qual, depois de pronto, foi enviado para 26 ex-Petianos, sendo que desses, 17 o responderam. A seleção dos indivíduos que receberam o formulário, ocorreu por meio de consulta ao Sistema de Gestão do Programa de Educação Tutorial (SIGPET), tendo como único critério aqueles que integraram o programa por um ano ou mais. Analisando os dados, do total de egressos que participaram da pesquisa, 64,7% são graduados pelo curso de Ciências Biológicas, 29,4% são do curso de Educação Física e 5,9% são graduados do curso de Química. Esses resultados mostram o caráter interdisciplinar do grupo. Quando perguntados sobre as atividades que mais gostavam de participar, os egressos citaram: Tertúlia (atividade literária), PET Escola (atividades de ensino realizadas nas escolas públicas), Ciclo de Seminários e PET Feira (atividade de cunho extensionista, realizada na comunidade de Florestal). Os motivos que os levaram a deixar o programa foram a formatura e/ou por novas oportunidades, como: fazer parte de outros programas na universidade e trabalho remunerado. Dos egressos que participaram da pesquisa, 100% afirmaram a importância e contribuição do grupo PET na formação pessoal e acadêmica, desses; 43,8% atualmente não atuam na área de formação, por outro lado 56,3% atuam na área de formação. Os egressos destacaram a importância do trabalho em grupo, o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos nas escolas, o desenvolvimento da oratória e escrita científica, a melhora no hábito de leitura, organização e trocas de experiência como pontos importantes das experiências vividas no grupo PET. Conclui-se que o grupo PET Educação exerce grande importância na formação dos Petianos, sendo seu caráter interdisciplinar fundamental para a troca de experiências e vivências. As áreas de atuação do grupo, sendo elas, ensino, pesquisa e extensão, possibilitam aos graduandos uma ampla e completa formação. O grupo ainda, através dos seus trabalhos, possibilita aos Petianos experiências nas escolas e comunidades que são importantes não apenas para formação acadêmica, mas também na formação pessoal, crítica e cidadã dos licenciandos.
Palavras-chave Egressos, Interdisciplinar, PET Educação
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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