Resumo |
O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado no ano de 1979 e implementado na Universidade Federal de Viçosa campus Florestal em 2010, assistindo aos cursos de Licenciatura presentes no campus. Uma de suas características é a formação acadêmica contemplando a tríade ensino, pesquisa e extensão, essa característica proporciona aos Petianos um amplo conhecimento nas mais diversas áreas, sendo isso um grande diferencial do programa. Observando essa característica, tal pesquisa teve os seguintes objetivos: traçar as trajetórias acadêmicas e profissionais de ex-Petianos, se o programa contribuiu para a sua formação acadêmica e pessoal. A coleta de dados se deu por meio de um formulário on-line. A elaboração do formulário em questão foi através da ferramenta Google Forms, no qual, depois de pronto, foi enviado para 26 ex-Petianos, sendo que desses, 17 o responderam. A seleção dos indivíduos que receberam o formulário, ocorreu por meio de consulta ao Sistema de Gestão do Programa de Educação Tutorial (SIGPET), tendo como único critério aqueles que integraram o programa por um ano ou mais. Analisando os dados, do total de egressos que participaram da pesquisa, 64,7% são graduados pelo curso de Ciências Biológicas, 29,4% são do curso de Educação Física e 5,9% são graduados do curso de Química. Esses resultados mostram o caráter interdisciplinar do grupo. Quando perguntados sobre as atividades que mais gostavam de participar, os egressos citaram: Tertúlia (atividade literária), PET Escola (atividades de ensino realizadas nas escolas públicas), Ciclo de Seminários e PET Feira (atividade de cunho extensionista, realizada na comunidade de Florestal). Os motivos que os levaram a deixar o programa foram a formatura e/ou por novas oportunidades, como: fazer parte de outros programas na universidade e trabalho remunerado. Dos egressos que participaram da pesquisa, 100% afirmaram a importância e contribuição do grupo PET na formação pessoal e acadêmica, desses; 43,8% atualmente não atuam na área de formação, por outro lado 56,3% atuam na área de formação. Os egressos destacaram a importância do trabalho em grupo, o desenvolvimento de pesquisas e trabalhos nas escolas, o desenvolvimento da oratória e escrita científica, a melhora no hábito de leitura, organização e trocas de experiência como pontos importantes das experiências vividas no grupo PET. Conclui-se que o grupo PET Educação exerce grande importância na formação dos Petianos, sendo seu caráter interdisciplinar fundamental para a troca de experiências e vivências. As áreas de atuação do grupo, sendo elas, ensino, pesquisa e extensão, possibilitam aos graduandos uma ampla e completa formação. O grupo ainda, através dos seus trabalhos, possibilita aos Petianos experiências nas escolas e comunidades que são importantes não apenas para formação acadêmica, mas também na formação pessoal, crítica e cidadã dos licenciandos. |