Resumo |
Introdução: O conceito de “técnica” pode ser definido de duas formas: modo de se realizar um movimento específico e a maneira de alcançar um objetivo através de uma ação. Diante disso, a dimensão técnica pode servir de melhoria na qualidade do jogo aumentando a assertividade nas tomadas de decisões dos jogadores. Logo, a análise do perfil do comportamento técnico nos treinamentos é importante pois através dessas análises os jogadores poderão melhorar as suas habilidades, refinando o seu repertório motor, podendo gerar assim, impacto substancial no processo de formação esportiva. Objetivos: Esta pesquisa tem por objetivo identificar a influência das idades na realização de ações técnicas ofensivas em jogos reduzidos no futebol. Métodos: A amostra foi composta pela análise de jogos de equipes Sub-11 e jogos de equipes Sub-13. Participaram deste estudo 54 jogadores de futebol da categoria Sub-11 e Sub-13, os quais realizaram 756 ações técnicas ofensivas. As variáveis coletadas e analisadas neste estudo foram: Chute; Passe; Condução; Drible e Recepção. A avaliação foi realizada em um jogo “GR + 3 vs 3 + GR”. Foi utilizada a estatística descritiva e os testes Shapiro-Wilk, teste T de amostras independentes e o teste de Mann-Whitney, através do software SPSS versão 22.0, sendo considerado p<0,10 e p<0,05. Resultados: Os resultados apontam que a única variável que apresentou diferença estatística significativa na comparação do número das ações técnicas ofensivas entre as categorias foi a recepção. Além disso, somente a recepção apresentou diferença estatística significante, em relação à comparação do número de ações técnicas ofensivas bem-sucedidas entre as categorias. Conclusões: Pode-se concluir que os jogadores Sub 13 realizam uma maior transferência da posse de bola, baseado no que foi apresentado pela variável recepção e, consequentemente, jogam um jogo mais coletivo em função da idade. Essas variáveis técnicas devem ser estimuladas de maneira consciente e individualizada nos treinamentos, pois contribuem para com o processo de formação esportiva, ajudando no direcionamento dos exercícios as necessidades dos atletas, aprimorando a tomada de decisões destes e com isso melhorando a performance dos jogadores e das equipes. |