“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14143

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Engenharia elétrica
Setor Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Márcio Von Rondow Campos
Orientador JOSEPH KALIL KHOURY JUNIOR
Outros membros Daniel Silva Pereira, Eduardo Carvalho Clark, Gabriel Dias Uliana, Gabriel Pereira de Calais, RODOLPHO VILELA ALVES NEVES
Título Módulos de baterias para sistema de armazenamento de energia em VE tipo Fórmula SAE
Resumo O sistema de armazenamento de energia de um veículo elétrico (VE) é responsável por fornecer a potência
necessária para o sistema de tração a fim de fornecer o torque necessário que movimentará o carro. Na
competição Fórmula SAE Brasil o acumulador, que contém a bateria de alta tensão do automóvel acima de
60 VDC, deve ser construído segundo as normas do regulamento FSAE da competição em questão. Dentro
das exigências gerais do regulamento, um dos critérios importantes é o limite de tensão de 120 VDC e
energia de 6 MJ em cada módulo, seu conjunto deve fornecer uma potência máxima de até 80 kW e tensão
máxima de 600 VDC. Dessa forma, tendo em vista a alta quantidade de energia trabalhada, segue-se normas
mais exigentes de segurança como revestimento por materiais não inflamáveis, prevenção contra arcos
elétricos, conexões por parafusos com positive locking e conectores surlok com interlock. Para que essas
exigências sejam cumpridas, deve haver simulações e reports técnicos de todos os sistemas elétricos e
estruturais dos módulos para futura análise de viabilidade econômica com menores erros de funcionamento.
Diante desse desafio, a equipe propõe projetar os módulos das células com limite de energia suficiente para
completar a prova de inspeção técnica da competição SAE. Elas são acopladas dentro dos segmentos do
acumulador de energia, os quais são seções dividas por paredes internas de alumínio ou aço protegidas por
materiais não inflamáveis de acordo com as exigências citadas do regulamento FSAE. Deve-se tomar os
devidos cuidados e responsabilidade quanto aos riscos de alto impacto desse projeto, como possíveis danos
causados por arcos elétricos ou incêndios provenientes das células durante a utilização e manutenção dos
módulos. Isso será feito através das análises de dados simulados, prevendo as melhores ferramentas e
componentes a serem implementados. Com os resultados finais, gerou-se o relatório de custo e uma
avaliação econômica através da relação preço e potência dos módulos projetados, validando-os para seguir
na etapa de montagem e construção final. O módulo desenvolvido apresentou boa relação de preço potência
(0,86 US$/Wh), ocupam 441 cm² de área e peso estimado de 27 kg. Os resultados das simulações levaram
a adoção de medidas para amenizar os riscos. Futuras pesquisas podem focar no processo de validação das
simulações em experimentos práticos.
Palavras-chave Fórmula SAE, módulos de baterias de alta tensão, veículo elétrico
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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