ISSN | 2237-9045 |
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Instituição | Universidade Federal de Viçosa |
Nível | Graduação |
Modalidade | Extensão |
Área de conhecimento | Ciências Exatas e Tecnológicas |
Área temática | Engenharia elétrica |
Setor | Departamento de Engenharia de Produção e Mecânica |
Conclusão de bolsa | Não |
Primeiro autor | Márcio Von Rondow Campos |
Orientador | JOSEPH KALIL KHOURY JUNIOR |
Outros membros | Daniel Silva Pereira, Eduardo Carvalho Clark, Gabriel Dias Uliana, Gabriel Pereira de Calais, RODOLPHO VILELA ALVES NEVES |
Título | Módulos de baterias para sistema de armazenamento de energia em VE tipo Fórmula SAE |
Resumo | O sistema de armazenamento de energia de um veículo elétrico (VE) é responsável por fornecer a potência necessária para o sistema de tração a fim de fornecer o torque necessário que movimentará o carro. Na competição Fórmula SAE Brasil o acumulador, que contém a bateria de alta tensão do automóvel acima de 60 VDC, deve ser construído segundo as normas do regulamento FSAE da competição em questão. Dentro das exigências gerais do regulamento, um dos critérios importantes é o limite de tensão de 120 VDC e energia de 6 MJ em cada módulo, seu conjunto deve fornecer uma potência máxima de até 80 kW e tensão máxima de 600 VDC. Dessa forma, tendo em vista a alta quantidade de energia trabalhada, segue-se normas mais exigentes de segurança como revestimento por materiais não inflamáveis, prevenção contra arcos elétricos, conexões por parafusos com positive locking e conectores surlok com interlock. Para que essas exigências sejam cumpridas, deve haver simulações e reports técnicos de todos os sistemas elétricos e estruturais dos módulos para futura análise de viabilidade econômica com menores erros de funcionamento. Diante desse desafio, a equipe propõe projetar os módulos das células com limite de energia suficiente para completar a prova de inspeção técnica da competição SAE. Elas são acopladas dentro dos segmentos do acumulador de energia, os quais são seções dividas por paredes internas de alumínio ou aço protegidas por materiais não inflamáveis de acordo com as exigências citadas do regulamento FSAE. Deve-se tomar os devidos cuidados e responsabilidade quanto aos riscos de alto impacto desse projeto, como possíveis danos causados por arcos elétricos ou incêndios provenientes das células durante a utilização e manutenção dos módulos. Isso será feito através das análises de dados simulados, prevendo as melhores ferramentas e componentes a serem implementados. Com os resultados finais, gerou-se o relatório de custo e uma avaliação econômica através da relação preço e potência dos módulos projetados, validando-os para seguir na etapa de montagem e construção final. O módulo desenvolvido apresentou boa relação de preço potência (0,86 US$/Wh), ocupam 441 cm² de área e peso estimado de 27 kg. Os resultados das simulações levaram a adoção de medidas para amenizar os riscos. Futuras pesquisas podem focar no processo de validação das simulações em experimentos práticos. |
Palavras-chave | Fórmula SAE, módulos de baterias de alta tensão, veículo elétrico |
Forma de apresentação..... | Painel |
Link para apresentação | Painel |
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