Resumo |
Descrição do tema central: o Sistema Único de Saúde (SUS), é a maior política de inclusão social do Brasil e está garantido pela Constituição Federal de 1988 e leis 8.080 e 8.142 de 1990. Assim, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos da saúde destacam a necessidade de que os estudantes sejam formados para atuarem no SUS de forma crítica e com responsabilidade social. Destarte, os Métodos Ativos de ensino, aprendizagem e avaliação, com destaque para o Portfólio Reflexivo, apresentam-se como bons facilitadores na aquisição de competências para formação dos estudantes seguindo as recomendações das DCN. Público-Alvo: estudantes do curso de Nutrição que fizeram o Portfólio Reflexivo, na disciplina curricular Políticas de Saúde, oferecida pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Justificativa: as mudanças no panorama sociopolítico do Brasil, tem afetado o acesso às ações e serviços de saúde pública, tornando indispensável profissionais de saúde comprometidos com a defesa do SUS, cada dia mais ameaçado. Neste contexto, indutor do trabalho em equipe, da potencialização do pensamento, do intercâmbio de experiências, o Portfólio Reflexivo leva os alunos a atuarem sobre os desafios impostos à efetivação de uma política de saúde universal, integral, equitativa e inclusiva. Objetivos e Metodologias: descrever a vivência de alunos da graduação em Nutrição sobre a construção do Portfólio Reflexivo intitulado: “Ninguém Solta a Mão do SUS”. O processo de desenvolvimento do Portfólio Reflexivo é longitudinal e formativo, com avaliações e auto avaliações mensais com feedback imediato e assertivo entre professor-estudante e estudante-estudante, traçando-se as metas de aprendizagem a serem alcançadas. Os Portfólios Reflexivos são organizados a partir de quatro eixos: 1) Aprender a ser (minha trajetória; quem sou eu antes e depois); 2) Aprendendo a conviver e a trabalhar juntos; 3) Aprender a conhecer (atividades realizadas em aula e também por meio de pesquisas em literaturas sobre as políticas de saúde com suas respectivas discussões); 4) Aprender a fazer (espaço de criatividade, com a utilização de charges, músicas e fotografias). Esses eixos são delimitados como meio para analisar os diferentes pontos de vista, gerando assim, o debate de ideias e o exercício da cidadania. Resultados: o Portfólio Reflexivo possibilitou conhecer, compreender e analisar criticamente o SUS ao dar protagonismo aos alunos, empoderá-los e instrumentalizá-los para defender uma saúde pública de qualidade. Conclusões: o Portfólio Reflexivo é um excelente método de ensino, aprendizagem e avaliação, uma vez que os estudantes têm a possibilidade de fazer suas próprias pesquisas com autonomia, exercendo as dimensões do pensamento crítico, reflexivo e criativo. Destaca-se também o seu caráter formativo e a necessidade de capacitação dos docentes para a aplicação de Métodos Ativos, sob o risco de estigmatizá-los pelo seu uso incorreto. |