“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14128

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Ensino
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Saúde coletiva
Setor Departamento de Nutrição e Saúde
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Lara Camargo de Oliveira
Orientador ROSANGELA MINARDI MITRE COTTA
Outros membros Emily de Souza Ferreira, GLAUCE DIAS DA COSTA, Rafael Junio Rombardi da Silva
Título “Ninguém solta a mão do Sistema Único de Saúde”: o Portfólio Reflexivo como método de ensino e aprendizagem das Políticas de Saúde
Resumo Descrição do tema central: o Sistema Único de Saúde (SUS), é a maior política de inclusão social do Brasil e está garantido pela Constituição Federal de 1988 e leis 8.080 e 8.142 de 1990. Assim, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os cursos da saúde destacam a necessidade de que os estudantes sejam formados para atuarem no SUS de forma crítica e com responsabilidade social. Destarte, os Métodos Ativos de ensino, aprendizagem e avaliação, com destaque para o Portfólio Reflexivo, apresentam-se como bons facilitadores na aquisição de competências para formação dos estudantes seguindo as recomendações das DCN. Público-Alvo: estudantes do curso de Nutrição que fizeram o Portfólio Reflexivo, na disciplina curricular Políticas de Saúde, oferecida pela Universidade Federal de Viçosa (UFV). Justificativa: as mudanças no panorama sociopolítico do Brasil, tem afetado o acesso às ações e serviços de saúde pública, tornando indispensável profissionais de saúde comprometidos com a defesa do SUS, cada dia mais ameaçado. Neste contexto, indutor do trabalho em equipe, da potencialização do pensamento, do intercâmbio de experiências, o Portfólio Reflexivo leva os alunos a atuarem sobre os desafios impostos à efetivação de uma política de saúde universal, integral, equitativa e inclusiva. Objetivos e Metodologias: descrever a vivência de alunos da graduação em Nutrição sobre a construção do Portfólio Reflexivo intitulado: “Ninguém Solta a Mão do SUS”. O processo de desenvolvimento do Portfólio Reflexivo é longitudinal e formativo, com avaliações e auto avaliações mensais com feedback imediato e assertivo entre professor-estudante e estudante-estudante, traçando-se as metas de aprendizagem a serem alcançadas. Os Portfólios Reflexivos são organizados a partir de quatro eixos: 1) Aprender a ser (minha trajetória; quem sou eu antes e depois); 2) Aprendendo a conviver e a trabalhar juntos; 3) Aprender a conhecer (atividades realizadas em aula e também por meio de pesquisas em literaturas sobre as políticas de saúde com suas respectivas discussões); 4) Aprender a fazer (espaço de criatividade, com a utilização de charges, músicas e fotografias). Esses eixos são delimitados como meio para analisar os diferentes pontos de vista, gerando assim, o debate de ideias e o exercício da cidadania. Resultados: o Portfólio Reflexivo possibilitou conhecer, compreender e analisar criticamente o SUS ao dar protagonismo aos alunos, empoderá-los e instrumentalizá-los para defender uma saúde pública de qualidade. Conclusões: o Portfólio Reflexivo é um excelente método de ensino, aprendizagem e avaliação, uma vez que os estudantes têm a possibilidade de fazer suas próprias pesquisas com autonomia, exercendo as dimensões do pensamento crítico, reflexivo e criativo. Destaca-se também o seu caráter formativo e a necessidade de capacitação dos docentes para a aplicação de Métodos Ativos, sob o risco de estigmatizá-los pelo seu uso incorreto.
Palavras-chave Modelos Educacionais, Educação Baseada em Competências, Desempenho Acadêmico
Forma de apresentação..... Vídeo
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