“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14120

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Fernanda Satie Picone Takahashi
Orientador PAULO LANES LOBATO
Outros membros Gabriel Fonseca Biagini, Rodrigo Gracianine, Sérgio Lemi Messina de Castro
Título Uma nova forma de empreender: Importância das novas tecnologias para a Empresa Júnior Educação Física, Consultoria, Assessoria e Prestação de Serviços (EFICAP)
Resumo INTRODUÇÃO: Com a globalização e o avanço de tecnologias estas vem sendo, cada vez mais, utilizadas pelas empresas como estratégia para alavancar seus negócios. Tanto por meio de ferramentas que otimizam a sua organização, quanto por outras que promovem sua imagem, facilitando e ampliando o alcance de seus clientes. Com as empresas juniores não é diferente, uma vez que estas também utilizam de tais recursos para atingir seus objetivos, ou seja, vender seus serviços e promover capacitação e desenvolvimento de novas práticas para seu público. OBJETIVO: Analisar o impacto que o uso de novas ferramentas tecnológicas teve sobre as atividades da EFICAP. METODOLOGIA: O presente estudo adotou como metodologia a pesquisa documental por meio de análise descritiva quantitativa de documentos e plataformas digitais utilizados pela EFICAP para a realização e execução de eventos online e organização das atividades da Empresa Júnior (EJ). RESULTADOS: Os projetos da EFICAP que antes, em sua totalidade, eram presenciais, devido ao cenário pandêmico do ano de 2020, foram reestruturados para assegurar a continuidade das atividades programadas e dos serviços prestados, agora estruturados com base nos recursos tecnológicos disponíveis. Assim, já foram realizados 3 eventos no modelo online no ano de 2020. Foi observado um crescimento significativo no número de inscritos ao longo dos eventos, com um aumento de 23,37% do segundo em relação ao primeiro e um aumento de 34,73% do terceiro em relação ao segundo, perfazendo um aumento total de 66,23% de inscritos. Em relação a forma de captação de participantes, 62,5% ocorreu por meio de utilização das redes sociais (instagram/facebook/whatsapp), 27,5% por meio de e-mails institucionais e 25% por meio de indicações de amigos. Em relação ao alcance, 80,52% dos clientes eram de outras instituições distribuídas nas 5 regiões brasileiras e 19,48% alunos da nossa instituição, a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Além disso, notou-se uma melhora quanto a organização interna da EFICAP por meio de novas plataformas, como: Google Apps, Omie, Trello e Miro. CONCLUSÃO: O uso de novas ferramentas tecnológicas foi efetivo para a EFICAP, uma vez que houve um aumento significativo na captação de leads através de recursos que antes não eram utilizados. Assim, percebe-se que para a EFICAP, estar inserido nas mídias sociais e utilizar de forma estratégica a tecnologia como meio de organização e promoção de seus serviços vem trazendo resultados positivos não só no crescimento numérico quanto na diversificação e alcance de público externo.
Palavras-chave Empresa Júnior, Tecnologia, Desenvolvimento.
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
Gerado em 0,68 segundos.