Resumo |
INTRODUÇÃO: Com a globalização e o avanço de tecnologias estas vem sendo, cada vez mais, utilizadas pelas empresas como estratégia para alavancar seus negócios. Tanto por meio de ferramentas que otimizam a sua organização, quanto por outras que promovem sua imagem, facilitando e ampliando o alcance de seus clientes. Com as empresas juniores não é diferente, uma vez que estas também utilizam de tais recursos para atingir seus objetivos, ou seja, vender seus serviços e promover capacitação e desenvolvimento de novas práticas para seu público. OBJETIVO: Analisar o impacto que o uso de novas ferramentas tecnológicas teve sobre as atividades da EFICAP. METODOLOGIA: O presente estudo adotou como metodologia a pesquisa documental por meio de análise descritiva quantitativa de documentos e plataformas digitais utilizados pela EFICAP para a realização e execução de eventos online e organização das atividades da Empresa Júnior (EJ). RESULTADOS: Os projetos da EFICAP que antes, em sua totalidade, eram presenciais, devido ao cenário pandêmico do ano de 2020, foram reestruturados para assegurar a continuidade das atividades programadas e dos serviços prestados, agora estruturados com base nos recursos tecnológicos disponíveis. Assim, já foram realizados 3 eventos no modelo online no ano de 2020. Foi observado um crescimento significativo no número de inscritos ao longo dos eventos, com um aumento de 23,37% do segundo em relação ao primeiro e um aumento de 34,73% do terceiro em relação ao segundo, perfazendo um aumento total de 66,23% de inscritos. Em relação a forma de captação de participantes, 62,5% ocorreu por meio de utilização das redes sociais (instagram/facebook/whatsapp), 27,5% por meio de e-mails institucionais e 25% por meio de indicações de amigos. Em relação ao alcance, 80,52% dos clientes eram de outras instituições distribuídas nas 5 regiões brasileiras e 19,48% alunos da nossa instituição, a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Além disso, notou-se uma melhora quanto a organização interna da EFICAP por meio de novas plataformas, como: Google Apps, Omie, Trello e Miro. CONCLUSÃO: O uso de novas ferramentas tecnológicas foi efetivo para a EFICAP, uma vez que houve um aumento significativo na captação de leads através de recursos que antes não eram utilizados. Assim, percebe-se que para a EFICAP, estar inserido nas mídias sociais e utilizar de forma estratégica a tecnologia como meio de organização e promoção de seus serviços vem trazendo resultados positivos não só no crescimento numérico quanto na diversificação e alcance de público externo. |