“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14110

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Extensão
Área de conhecimento Ciências Exatas e Tecnológicas
Área temática Educação
Setor Departamento de Química
Bolsa PIBEX
Conclusão de bolsa Sim
Apoio financeiro UFV
Primeiro autor Mariana Souza Albuine
Orientador MARCELO RIBEIRO LEITE DE OLIVEIRA
Outros membros Bárbara Tartáglia Gomes Zaganelli, Igor Martins Ximenes, Jade Noronha Aquino, Luely Neves Quintao, Marcos Vinícius de Sousa Pereira, Maria Luiza Gomes Campos Dutra, Milena Soares Zozimo, Ricardo Souza Goncalves
Título Sala Mendeleev e a adaptação à pandemia
Resumo Em meio ao escasso número de Espaços de Ciência em nosso país, a Sala Mendeleev foi construída com o intuito de popularizar a Ciência, em especial o ensino de Química, e propagar o conhecimento a todos os públicos. O espaço conta com uma exposição permanente da Tabela Periódica dos Elementos, por intermédio de uma tabela gigante (2 x 3 metros) com amostra de todos os elementos químicos estáveis, assim como alguns exemplos de aplicações. Atualmente, a Sala Mendeleev está localizada no segundo andar do Prédio das Licenciaturas, e conta com um laboratório para realização de experimentos e uma sala multimídia. Durante a visitação do público, os visitantes são orientados por monitores/ bolsistas que seguem as apresentações referentes a cada espaço. A programação das visitas conta, ainda, com audiovisuais e a visualização de uma minitabela, com amostras manipuláveis de todos os elementos químicos estáveis, a fim de analisarem mais de perto suas características. Além das visitações realizadas com o público, com o intuito de promover a melhoria da educação básica do principal público visitante (estudantes e professores do ensino básico), o projeto estabelece a oportunidade de melhoria na formação profissional e individual, beneficiando estagiários/ bolsistas de pelo menos dois cursos de graduação da UFV, que fazem parte do projeto. Em meio à pandemia de COVID-19, os museus e espaços de ciência permanecem fechados por tempo indeterminado. Contudo, sabendo da responsabilidade que nosso espaço de ciência tem no processo de popularização da ciência e divulgação de conhecimento, o projeto continuou trabalhando de forma remota. Desde abril deste mesmo ano, foram criadas duas séries de publicações especiais, que estão sendo divulgadas por intermédio das mídias sociais do projeto (Facebook e Instagram), uma em formato de audiovisuais e outra por meio de textos, e contou também com um cronograma especial de comemoração, uma vez que o espaço de ciência comemora seu décimo aniversário no ano de 2020. Com essas publicações, os perfis obtiveram um alcance médio de 667 visualizações em vídeos e 436 em textos, referentes apenas às séries de publicações criadas durante o período de pandemia. Tal alcance implicou em um crescimento de 19,82% e 2,99% no número de seguidores da plataforma Instagram e Facebook, respectivamente, desde o último levantamento feito no final do ano de 2019. A iniciativa proposta pelos estagiários da Sala Mendeleev reforça a importância da divulgação científica, por meio de vídeos e textos que visam à exploração do conhecimento, de uma maneira simples e divertida, facilitando a fixação de conteúdos e até mesmo da aprendizagem de temas muitas vezes martirizados pelos estudantes. É uma das diversas formas de propagar o conhecimento, que não deve de forma alguma ficar restrito apenas à universidade.
Palavras-chave química, tic's, educação
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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