Outros membros |
Bárbara Tartáglia Gomes Zaganelli, Igor Martins Ximenes, Jade Noronha Aquino, Luely Neves Quintao, Marcos Vinícius de Sousa Pereira, Maria Luiza Gomes Campos Dutra, Milena Soares Zozimo, Ricardo Souza Goncalves |
Resumo |
Em meio ao escasso número de Espaços de Ciência em nosso país, a Sala Mendeleev foi construída com o intuito de popularizar a Ciência, em especial o ensino de Química, e propagar o conhecimento a todos os públicos. O espaço conta com uma exposição permanente da Tabela Periódica dos Elementos, por intermédio de uma tabela gigante (2 x 3 metros) com amostra de todos os elementos químicos estáveis, assim como alguns exemplos de aplicações. Atualmente, a Sala Mendeleev está localizada no segundo andar do Prédio das Licenciaturas, e conta com um laboratório para realização de experimentos e uma sala multimídia. Durante a visitação do público, os visitantes são orientados por monitores/ bolsistas que seguem as apresentações referentes a cada espaço. A programação das visitas conta, ainda, com audiovisuais e a visualização de uma minitabela, com amostras manipuláveis de todos os elementos químicos estáveis, a fim de analisarem mais de perto suas características. Além das visitações realizadas com o público, com o intuito de promover a melhoria da educação básica do principal público visitante (estudantes e professores do ensino básico), o projeto estabelece a oportunidade de melhoria na formação profissional e individual, beneficiando estagiários/ bolsistas de pelo menos dois cursos de graduação da UFV, que fazem parte do projeto. Em meio à pandemia de COVID-19, os museus e espaços de ciência permanecem fechados por tempo indeterminado. Contudo, sabendo da responsabilidade que nosso espaço de ciência tem no processo de popularização da ciência e divulgação de conhecimento, o projeto continuou trabalhando de forma remota. Desde abril deste mesmo ano, foram criadas duas séries de publicações especiais, que estão sendo divulgadas por intermédio das mídias sociais do projeto (Facebook e Instagram), uma em formato de audiovisuais e outra por meio de textos, e contou também com um cronograma especial de comemoração, uma vez que o espaço de ciência comemora seu décimo aniversário no ano de 2020. Com essas publicações, os perfis obtiveram um alcance médio de 667 visualizações em vídeos e 436 em textos, referentes apenas às séries de publicações criadas durante o período de pandemia. Tal alcance implicou em um crescimento de 19,82% e 2,99% no número de seguidores da plataforma Instagram e Facebook, respectivamente, desde o último levantamento feito no final do ano de 2019. A iniciativa proposta pelos estagiários da Sala Mendeleev reforça a importância da divulgação científica, por meio de vídeos e textos que visam à exploração do conhecimento, de uma maneira simples e divertida, facilitando a fixação de conteúdos e até mesmo da aprendizagem de temas muitas vezes martirizados pelos estudantes. É uma das diversas formas de propagar o conhecimento, que não deve de forma alguma ficar restrito apenas à universidade. |