Resumo |
O Quintal Solidário (QS) é um projeto de extensão que viabiliza uma feira semanal no Campus Viçosa da UFV. Tem como fundamentos a Economia Solidária, a Agricultura Familiar e a Agroecologia. Expositoras(es) comercializam artesanato, alimentos processados e hortifrúti. Com a pandemia, as atividades presenciais foram suspensas em março de 2020. Por isso, a coordenação do projeto empreendeu ações para manter o contato com expositoras(es), reafirmar os laços de parceria e afetividade, obter informações e ter subsídios para planejar ações remotas. Foram mantidos contatos por telefone e aplicativo (WhatsApp). Estes meios possibilitaram duas rodadas de levantamento de informações para compreender as estratégias individuais e coletivas de manutenção da produção, comercialização e renda, além de permitir a expressão de sentimentos acerca do bem-estar psicossocial. Esta pesquisa ocorreu em abril e julho de 2020. Nos dois levantamentos foram contatados 25 expositoras(es). Em abril constatou-se que 88% estavam comercializando e 82% afirmaram ter tido redução de rendimentos. Apenas 13% tinham acessado o auxílio emergencial. Evidenciaram-se mudanças nas estratégias produtivas e de comercialização. Todas(os) puderam compartilhar suas experiências, visões e expectativas para o projeto, evidenciando o impacto negativo causado pela pandemia bem-estar individual e social. Este impacto foi mais sentido no artesanato, que relatou maior queda de renda e dificuldades para continuar a produção na pandemia. Importante ressaltar que o QS experimentou estratégias de vendas online, realizando feiras virtuais e produzindo material para divulgação em grupos de WhatsApp e redes sociais. No segundo levantamento foram também coletadas informações sobre a qualidade do acesso à Internet, demandas por assessoramento técnico, alternativas para maior interação entre os participantes do projeto, e sobre a eventual necessidade de atendimento psicossocial. O acesso à internet foi considerado suficiente para a participação de reuniões online por meio de plataformas digitais. As demandas por assessoramento técnico foram: ‘como lidar com vendas online’ (30%), ‘trabalhar melhor o marketing digital’ (25%), ‘assessoria financeira’ (13%) e ‘divulgação de conteúdo sobre agricultura orgânica e Agroecologia’ (13%), e ‘a abordagem de conteúdos da Economia Solidária’ (8%). Com relação à demanda por atendimento psicossocial, apenas 17% declararam interesse e disponibilidade para participarem de atividades desta natureza. O restante ou não possui interesse ou não dispõe de tempo. Os levantamentos afirmaram, de modo destacado, a falta que faz a interação e o convívio proporcionados pelo QS, configurando a feira como um ambiente de encontro, afetividades e trocas que extrapolam o econômico ou a mera comercialização. Também possibilitaram informações para o planejamento de ações remotas como resultado de uma construção coletiva de alternativas, restabelecendo e fortalecendo os laços da solidariedade. |