“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14105

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação física
Setor Departamento de Educação Física
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Larissa Fátima de Azevedo Lellis
Orientador PAULO LANES LOBATO
Outros membros Deisiane de Souza Pinheiro, Gabriel Gomes de Oliveira, João Antônio de Souza Neto
Título A Academia Escola da Universidade Federal de Viçosa como meio de inclusão social
Resumo INTRODUÇÃO: A Organização Mundial da Saúde recomenda 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de intensidade elevada por semana para adultos. Em relação aos exercícios de força e resistência muscular é recomendado 2 ou mais dias por semana. Em uma pesquisa realizada na Universidade Federal de Viçosa (UFV) nos 3 campus com um total de 2.272 universitários, Câmara (2018, p.13) encontrou os seguintes dados, em relação a assistência estudantil, 89,0% (n=2023) dos graduandos relataram não ter incentivo para participar de organizações atléticas e de lazer na universidade, além disso 68,8% relataram ter ansiedade e 47,5% falta de vontade para realizar tarefas cotidianas. Assim, o papel da Academia Escola da UFV é de extrema importância, uma vez que atua na promoção da qualidade de vida dos estudantes e na inclusão social. OBJETIVO: Analisar o projeto Academia Escola enquanto fomentador da inclusão social na oferta do exercício físico como meio de melhoria da qualidade de vida de universitários. METODOLOGIA: O estudo se caracteriza como qualitativo descritivo, por se basear na análise de indicadores dos participantes, como contrato de vinculação, controle de presença, pesquisas de satisfação e histórico geral do projeto. RESULTADOS: A Academia Escola, desde 2013, vem promovendo dois objetivos da EFICAP, a formação acadêmica tanto em gestão quanto técnica e o estímulo a prática da atividade física orientada, que busca a melhoria na qualidade de vida para os universitários. Nesse sentido observou-se um aumento relativo na frequência dos alunos, sendo considerado fator decisivo de impacto na saúde física e psicológica dos participantes que são majoritariamente pessoas de vulnerabilidade social, residentes nas moradias estudantis da universidade. Além da competência na gestão e dos estagiários há de se destacar o apoio da Universidade e do departamento de Educação Física na disponibilização do espaço físico e do tempo para uso nas atividades, fator importante que atende às necessidades pessoais e não interfere no tempo de estudos dos alunos, o que favorece a participação. Além disso, o custo de participação não se constitui em barreira pois é acessível às condições financeiras dos participantes e atende o princípio de oferta de serviços de baixo custo pelas Empresas Juniores em relação ao mercado. Acrescente-se ainda sua localização, considerada fator que facilita o acesso dos estudantes, por ser dentro do campus universitário. CONCLUSÃO: Ficou explícito que a Academia Escola auxilia de maneira positiva na inclusão social e melhora na qualidade de vida dos estudantes, promovendo a prática da musculação de maneira acessível, de baixo custo e orientada. O que implica na promoção da saúde mental e física dos estudantes da UFV. Além disso, auxilia na formação dos alunos da Educação Física, com oferta de estágios orientados e atividades administrativas, o que fomenta o espírito empreendedor e a prática na gestão de academia.
Palavras-chave Empresa Junior, Academia, Inclusão
Forma de apresentação..... Painel
Link para apresentação Painel
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