Resumo |
Atualmente passamos por um período atípico devido a Covid19. Nesse período de isolamento social, rotinas sofreram mudanças e o uso de tecnologias tem transformado a forma de interagir entre pessoas. Como as atividades presenciais da UFV foram suspensas, seguindo as recomendações, o projeto de extensão Meio Ambiente e Ludicidade: construindo conceitos por meio da experimentação, que tem como uma de suas principais atividades o atendimento a instituições de educação infantil, ensino fundamental e eventos de Viçosa e região, teve suas atividades suspensas momentaneamente. Dessa forma, a coordenação do projeto sentiu a necessidade de manter vínculos com os membros da equipe e com a comunidade. Após orientação da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, para realização de encontros de maneira remota e voluntária, a equipe retomou o Grupo de Estudos do projeto. Foram organizados encontros com os objetivos: discutir textos e vídeos pertinentes a uma das temáticas do projeto, os animais domésticos e exóticos; propor postagens em redes sociais e ideias de jogos/atividades a partir das discussões; manter vínculos e o contato entre os membros e desses com a comunidade. Os encontros foram realizados online, com participação dos membros da equipe que se interessaram em se envolver voluntariamente na atividade. Foram realizados 6 encontros com os respectivos temas: planejamento de atividades do semestre; Palestra bem-estar de animais no zoológico; documentário Jane: a mãe dos chimpanzés e live Bem Estar animal em Viçosa; capítulo do livro Aprender com a criança: experiência e conhecimento; artigo Educação Humanitária para o bem estar de animais de companhia; artigo Bem-estar de cães e gatos. Os encontros foram profícuos para troca de saberes entre diferentes áreas do conhecimento, retomada das postagens nas redes sociais do projeto, por meio das quais a equipe, composta de estudantes da Educação Infantil, Agronomia e Veterinária, se comunicou com a comunidade, informando sobre os temas discutidos e divulgando informações científicas e curiosidades. Além disso, os encontros viabilizaram o relacionamento entre seus integrantes, fortalecendo ainda mais os laços da equipe e favorecendo momentos de descontração, nos quais foi possível conversarmos sobre os temas propostos e falar de nossos cotidianos, mantendo a afetividade tão necessária nesse período de isolamento social. As leituras dos textos e os vídeos evidenciaram o papel da educação na conscientização sobre assuntos como adoção responsável e bem-estar animal; a apropriação de conceitos antes desconhecidos; a descoberta de informações úteis para o planejamento e elaboração de novas atividades lúdicas baseadas nos temas discutidos. Assim, mesmo em um contexto com tantas adversidades, o grupo de estudos com encontros de maneira remota foi importante para a formação acadêmica e profissional dos membros da equipe, além de manter seus laços de forma acadêmica e afetiva como se espera das atividades de extensão. |