“Inteligência Artificial: A Nova Fronteira da Ciência Brasileira”

19 a 24 de outubro de 2020

Trabalho 14084

ISSN 2237-9045
Instituição Universidade Federal de Viçosa
Nível Graduação
Modalidade Pesquisa
Área de conhecimento Ciências Biológicas e da Saúde
Área temática Educação
Setor Departamento de Biologia Geral
Conclusão de bolsa Não
Primeiro autor Leticia Lourenco Ferreira
Orientador CARLOS FRANKL SPERBER
Outros membros Elizabeth Regina Alfaro Espinoza, Júlia Diniz Silva, Lucas Ferreira Paiva, Victor de Paula Scutari
Título O uso da nuvem de palavras para identificar porque os estudantes erram questões de BIO131 – Ecologia Básica
Resumo A Ecologia Básica (BIO131) é uma disciplina da Universidade Federal de Viçosa oferecida anualmente para cerca de 700 alunos que abrangem variados cursos. Desde os anos 2000 os professores de Ecologia do Departamento de Biologia Geral buscam promover metodologias ativas a fim de melhorar o processo de ensino-aprendizagem da disciplina. Um dos objetivos do projeto de pesquisa em ensino realizado no segundo semestre de 2018, foi identificar porque os alunos erram questões em provas a partir de fatores indicados por eles. Para isso, foi elaborado um questionário via Google Forms respondido pelos alunos de forma discursiva e resumida a pergunta: “Por que errei questões nas provas?” para que eles respondessem sua perspectiva sobre as principais razões que os fizeram errar questões na prova. Consequentemente, as respostas foram submetidas a uma ferramenta de nuvens de palavras, a identificação excessiva de conectivos como “e” e “de” exigiu refinamento das respostas em que se retirou esses termos. Como resultado, obtivemos que segundo os próprios alunos, o principal motivo que os fizeram errar questões em prova foi “falta de estudo” (24%), seguido por “falta de atenção” (19%), “complexidade do assunto” (12%), “questão confusa” (9%) e "o fato da questão ter o formato de “V ou F” (6%). “Falta de interesse” e “complexidade da questão” foram citadas por 3% dos alunos. Além disso, outras razões como “ansiedade”, “ensino insuficiente”, “falta de conhecimento do assunto”, “provas simultâneas” e “questão mal formulada” foram abordados por 2% dos alunos e 4% citaram outras razões variadas. Foi possível observar que os motivos que fizeram os alunos errarem questões se dividem em (i) características do estudante, e (ii) características da questão devido a sua formulação ou influência do assunto abordado, como por exemplo, quantidade de matéria e dificuldade do assunto. Esses fatores podem indicar caminhos a serem seguidos para buscar a melhoria do desempenho dos estudantes. O uso da nuvem de palavras se justificou pela simplicidade de construção e facilidade de visualização dos resultados, se consolidando como uma poderosa ferramenta de triagem das percepções e demandas dos estudantes. A partir das percepções obtidas, o próximo passo é discutir ações capazes de minimizar os fatores que levam os estudantes a errarem questões. O método utilizado pode ser complementado com apresentação da nuvem encontrada em sala de aula, possibilitando obter contribuição dos estudantes na interpretação dos resultados.
Palavras-chave Nuvem de palavras, aprendizagem, ecologia
Forma de apresentação..... Vídeo
Link para apresentação Vídeo
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