Resumo |
Este resumo tem por objeto geral divulgar o projeto intitulado Clubinho de Ciências promovido pelo grupo PET (Programa de Educação Tutorial) da Universidade Federal de Viçosa campus Florestal, esse apresenta abordagem interdisciplinar, já que seus integrantes (Petianos) são estudantes das licenciaturas ofertadas na Universidade. O projeto tem por intuito apresentar a Ciência nas escolas públicas de Florestal e microrregião de forma contextualizada, aproximando assim diversos temas previamente distantes dos estudantes ao seu cotidiano. Outra característica do projeto é a introdução ao ambiente universitário, uma vez que o projeto é composto por estudantes e professores do campus. Partindo disso, os objetivos principais do Clubinho de Ciências são: I. Estimular o protagonismo e postura ativa dos estudantes; II. Interpretação e resolução de diferentes problemas científicos no cotidiano dos estudantes devido a seu referencial teórico-científico incorporado. O projeto iniciou-se a partir do PET Escola, uma das atividades realizadas anualmente pelo grupo nas escolas públicas. Para que os objetivos principais fossem alcançados, uma das escolas próximas ao campus foi escolhida e começou-se a planejar como poderia ser feito a divulgação do Clubinho. Os integrantes do grupo PET, os professores que ajudaram na elaboração das atividades e duas integrantes do PIBID, licenciandas em Física, montaram os experimentos/atividades em formato de stand na escola em um dia previamente combinado com o diretor, a pedagoga e a professora de ciências da escola estadual. A divulgação ocorreu para os alunos do 6º ao 9º ano e foram feitas atividades como: dança e medição da pressão arterial dos estudantes; experimentos químicos como a serpente do faraó e a água furiosa; entre outras que envolviam desafios matemáticos e físicos. Analisando a atividade os Petianos observaram, desde o primeiro contato, grande animação e curiosidade por parte dos estudantes, tendo eles participado de todas as atividades propostas pelo grupo. Em alguns comentários dos estudantes, essa animação e interesse pela continuidade dos trabalhos do projeto ficam evidentes, como mencionado pelos estudantes 1 e 2 respectivamente: “Eu achei a atividade incrível foi demais eu gostei do experimento espero que volte mais”, “ Eu gostei do Clubinho de Ciências nós fizemos uma experiência”. O contato da Instituição de Ensino Superior com a Instituição de Ensino Básico também foi estabelecido, sendo esse muito importante como apoio a comunidade escolar. A partir desse primeiro contato, conclui-se que a presença do grupo PET possibilitará além da popularização da ciência e do acesso a educação de qualidade, a troca de vivências entre a comunidade e a construção do conhecimento de forma ativa e crítica, que são pontos importantes para a formação cidadã de toda sociedade. Possibilitará ainda ao grupo PET trabalhar a tríade ensino, pesquisa e extensão, sendo essa fundamental para plena formação dos licenciandos. |